Créditos: Montagem/Diego Amorim

Patente da Sony permite que você controle seus jogos com uma banana no PC!

O recurso poderia tornar qualquer objeto comum em um controlador de jogo

A Sony registrou recentemente uma nova patente de uma tecnologia que torna possível transformar qualquer objeto comum e sem graça em um controle de videogame e o exemplo de objeto usado foi uma banana.  A tecnologia usa câmeras para mapear os controles no objeto e identificar os movimentos da mão do jogador.

Imagem da patente
Imagem: Sony

O sistema por traz dessa funcionalidade lembra a tecnologia usada pelas câmeras Kinect da Microsoft, mas nesse caso, as câmeras rastreiam os contornos e as cores do objeto escolhido e o mapeiam criando um modelo 3D.

Dessa forma, o sistema pode configurar comandos em determinadas áreas da banana, ou até mesmo usar todo o objeto como um motion controler. Isso mesmo, a ideia é que você fique balançando uma fruta na frente da TV para controlar certos comandos, como movimento de câmera.

Seria interessante se um usuário pudesse usar um dispositivo barato, simples e não-eletrônico como um periférico de videogame

- Trecho da patente

- Continua após a publicidade -

Na patente registrada, também há um trecho que cita uma forma de usar as duas bananas como um controle único. É possível imaginar alguém segurando duas bananas assim como seguramos dois Joy-Cons do Nintendo Switch, mas a Sony também abriu a possibilidade para usarmos duas laranjas como um volante em um jogo de corrida.

Usar dois objetos para controlar o jogoImagem: Sony

De acordo com a patente, a ideia por trás dessa tecnologia é tirar a dependência dos jogadores de periféricos específicos como controles, teclados e mouses que precisam ser carregados constantemente e são muito caros. Mas sendo capaz usar basicamente qualquer coisa como um controle, esse problema poderia deixar de existir. No entanto, vale pontuar que depender de um outro equipamento caro para o mapeamento de bananas pode não ser exatamente uma solução ideal.

Sony encerra em março vendas de TVs, câmeras
 e dispositivos de audio no Brasil

Por fim, é importante lembrar que o registro de patentes bizarras como essa é comum, mas Isso não significa que elas necessariamente serão implementadas no futuro. A patente também pode simplesmente servir de inspiração ou contribuição para o desenvolvimento de outros produtos que poderão ser lançados pela Sony futuramente. 

Via: PC Gamer Fonte: Gamesindustry
Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.