
Sony encerra em março vendas de TVs, câmeras e dispositivos de audio no Brasil
Os mercados de consoles, filmes e música, e soluções profissionais continuarão operando normalmenteA Sony Brasil, que já havia anunciado a saída do mercado brasileiro em setembro de 2020, confirmou que no final de março de 2021 irá encerrar as operações nos ramos de áudio e vídeo, continuando apenas com a representação de negócios de Games, Soluções Profissionais e “Music e Pictures” em território nacional.
Ainda no comunicado no perfil oficial da marca no Twitter, a empresa confirmou que ainda irá continuar com os serviços de pós-venda, honrando com garantias, suporte e reparos, de acordo com as devidas regulamentações dos serviços de proteção aos consumidores.
Apesar de, até então não ter sido divulgada uma data oficial para o encerramento das vendas de TVs, câmeras e equipamentos de áudio, o fim da representação nesses segmentos já havia sido anunciado em setembro do ano passado, e o comunicado recente apenas deu um fim às especulações, mas também reiterou algumas dúvidas que rondavam a situação delicada no que tangia justamente as questões dos serviços pós-venda.
Em resposta ao canal TechTudo, a Sony já havia afirmado que os consoles não sofreriam reajustes de preços relacionados a sua saída do país, uma vez que a produção dos consoles não acontece mais no Brasil desde 2017, e a sua estratégia de preços independe das recentes reduções de impostos para o setor.
A fábrica da empresa em Manaus também encerrará atividades com a saída da marca do Brasil, dispensando em torno de 220 funcionários e encerrando uma história de 36 anos de operação e investimentos por parte da Sony no Brasil.
Saída é em grande parte devido não apenas à pandemia do SARS-COV-2, mas também por não ter conseguido acompanhar o ritmo de produção das concorrentes que operam no mesmo segmento, como LG, TLC e principalmente Samsung, que lidera as vendas de televisores desde 2006 segundo a IHS Markit.
Os produtos que já se encontram no mercado, inclusive os lançados recentemente, ainda continuarão a ser comercializados até o final do mês, mas após este período não haverá reabastecimento do varejo, que ficará limitado apenas ao que restar em estoques.
Fonte: TechTudo, Sony Brasil
Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?