Créditos: iStock

Biden deve manter fortes regulações sobre o mercado de tecnologia chinês

Essas medidas afetarão empresas consideradas uma ameaça aos Estados Unidos

O Departamento do Comércio dos Estados Unidos anunciou na sexta feira dia 19 que o presidente Joe Biden deve manter uma medida de Donald Trump para proteger o país de empresas de tecnologia chinesas que possam representar qualquer ameaça à nação. A medida deve ser implementada apesar da reprovação de diversas companhias norte-americanas, o que só poderá acontecer a partir do dia 22 de março.

Huawei e Estados Unidos
Imagem: Getty Images

A regra formulada no final do governo Trump entrou em processo de consulta popular por 60 dias. Só depois desse período, as novas regulações sobre empresas de tecnologia chinesas podem ser aplicadas. No entanto, os interesses do governo Biden Harris (assim como o de Donald Trump) parece mirar num maior protecionismo em relação à concorrência do mercado de tecnologias da China. Uma porta voz do Departamento do comércio disse:

Informações confiáveis e tecnologias de serviços e comunicações são essenciais para a nossa nação e segurança econômica, e continuam sendo de alta prioridade na administração Biden Harris

No entanto, a Câmara do Comércio dos Estados Unidos respondeu o departamento dizendo que essas medidas tornam o governo dos EUA "quase que uma autoridade ilimitada" sobre como serão as transações no mercado de tecnologias que envolvem a China, além de alegar ser incoerente com outras políticas adotadas pelo governo.

Governo dos EUA revoga mais licenças da Huawei

- Continua após a publicidade -

Por enquanto, o Departamento do Comércio do país ainda está aceitando as impressões do público sobre a medida de restrição. No futuro ela pode ser revisada a depender dos interesses de empresas norte americanas e outros fatores. 

Os quatro anos do governo de Donald Trump foram marcados por diversas mudanças nas relações dos Estados Unidos com outros países, especialmente graças à interferência fortíssima sobre diversas empresas chinesas como a Huawei. No entanto, desde o governo Obama, o desejo por sanções ao mercado chinês já estava latente, o que explica as atuais decisões do governo Biden.

Via: Gizmochina Fonte: Reuters
Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.