Créditos: Reprodução / Nvidia

Chip da GTX 1060 pode voltar ao mercado em modelo exclusivo para mineração [Rumor]

Indício surge a partir de registro feito pela Palit

A GTX 1060 – ou mais especificamente o seu chip – pode retornar das cinzas muito em breve. Uma série de registros feitos pela fabricante Palit junto a Eurasian Economic Commission (EEC) indicam um possível revival das placas P106

Lançadas no auge da mineração, em 2017, elas foram desenvolvidas exclusivamente para mineração de Ethereum usando o chip gráfico GP106 – exatamente o mesmo da lendária GTX 1060, com algumas ligeiras alterações. As P106 também não tinham saída de vídeo, já que não havia necessidade de conexão ao monitor para seu uso.



                                                                                           Créditos: PCGamer / Reprodução

Como observa o PC Gamer, as placas P106 originais da Palit tinham códigos um pouco diferentes dos listadas acima, sendo mais semelhantes aos das GTX série 16. O site diz ser muito improvável a vinda de placa com uma arquitetura atualizada, caso contrário os produtos seriam listados como “P116”, e não “P106”.

Outro motivo para tratar a informação como rumor se deve ao fato de o documento trazer 12 códigos de produtos P106 relacionados à Palit. No passado, a empresa havia lançado apenas um modelo de placa voltado para mineração.

No boom das criptomoedas visto 4 anos atrás, AMD e Nvidia aceleraram a produção de placas de vídeo para suprir a alta demanda daquele momento. Quando a onda perdeu força, no entanto, o que vimos foi uma enxurrada de GPUs usadas no mercado. Como consequência disso, fabricantes acabaram com estoque excedente nos galpões em todo o mundo. 


                                                                                              NVIDIA P106-090 - Créditos: TechPowerUP / Reprodução

No caso específico da Palit, é possível especular que a empresa esteja querendo aproveitar o atual momento para vender placas que eventualmente ficaram “encalhadas” anteriormente.

- Continua após a publicidade -

Vale lembrar que a Nvidia anunciou recentemente a criação de uma linha dedicada apenas para a criptomineração (CMP HX). Além disso, a empresa fez uma alteração na RTX 3060, via driver, para limitar sua capacidade especificamente neste tipo de ciclo de trabalho. 

Via: PCGamer
Assuntos
Tags
  • Redator: Gabriel Tagarro

    Gabriel Tagarro

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.