Créditos: GameStop

Bots podem ter inflado postagens sobre a compra de ações da GameStop

Os robôs também teriam atuado em postagens sobre o Dogecoin

Algumas pessoas estariam usando bots em redes sociais como Twitter, Instagram, Youtube e Facebook para viralizar os movimentos em torno da GameStop nessas plataformas. De acordo com empresa de cyber segurança da Reuters (PiiQ Media), milhões de contas que postavam palavras chave como hold the line e GME (indicativo das ações da GameStop no mercado) poderiam não ser autênticas.

 

O chefe do Reddit, Steve Huffman, já havia informado ao congresso dos Estados Unidos que ele não achava que bots haviam feito uma grande diferença quanto às movimentações da GameStop. No entanto, Huffman não tem tantas formas de saber como foi essa influência em outras redes sociais. Além disso, ainda não há indícios de quem pode estar por trás da atividade dos robôs, nem o quanto eles realmente contribuíram para a que o tópico fosse um dos mais comentados na internet.

A atividade de contas maliciosas também foi apontada em postagens relacionadas ao Dogecoin, o que abre margem para considerar que o suposto grupo por trás desses bots pode atuar novamente manipulando o mercado e lucrando com a variação desses bens voláteis. No entanto, também é bom lembrar da influência que os tweets do Elon Musk tiveram tanto sobre as ações da GameStop quanto na valorização do Dogecoin e Bitcoin.

Ações da GameStop dia 27 de janeiro
Valorização da GameStop - 27 de Janeiro

Tesla compra US$ 1.5 Bi em Bitcoin e deve aceitar pagamento na moeda em breve

- Continua após a publicidade -

Estamos começando a testemunhar o desenrolar do fenômeno GameStop. No entanto, diversos atores podem ter se aproveitado dele ou manipulado essas movimentações para lucrarem com a valorização de ações ou criptomoedas. Resta observar quando um fenômeno parecido ocorrerá novamente e quais serão as próximas ações de órgãos reguladores do mercado, ou até das próprias redes sociais para controlar (ou não) a situação.

Via: Engadget
Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.