Créditos: Divulgação / AMD

Processadores EPYC Zen 4 "Genoa" podem trazer 96 núcleos, 192 threads, memória DDR5 e PCIe 5.0

Novos CPUs AMD voltados para servidor introduzem no socket SP5 maior para aumentar a contagem de núcleos, mas mesmas 128 pistas PCIe das gerações anteriores

Segundo rumores no perfil ExecutableFIx no Twitter, novos processadores AMD EPYC da próxima geração com arquitetura Zen 4, codinome Genoa, podem trazer 96 núcleos, 192 threads, doze canais de memória DDR5 e suporte a PCI Expresse 5.0 com 128 pistas.

Os processadores com arquitetura Zen 4 da próxima geração prometem incrementos consideráveis de maneira geral em relação à atual arquitetura Zen 3, e rumores no Twitter do perfil ExecutableFix, que costumam se confirmar, apontam que a linha de servidores EPYC pretende trazer ainda mais desempenho do que a atual, codinome Milan, ainda com os mesmos 64 núcleos e 128 threads da Zen 2 Rome.

A Genoa, apresenta um novo socket SP5 LGA6096, mais quadrado que os SP3 LGA 4094 da atual geração, com 12 chiplets de 8 núcleos computacionais em vez dos 8 chiplets dos Rome e Milan, permitindo que o novo processador EPYC traga impressionantes 96 núcleos e 192 threads. AMD optou por aumentar o número de chiplets no lugar de aumentar a contagem de núcleos por chiplet, tornando o projeto um pouco maior.

- Continua após a publicidade -

Além do maior número de núcleos e threads, o EPYC 7004 Genoa repete as 128 pistas PCI Express que persiste desde a geração Zen1 EPYC 7001 Naples ainda em 14nm, atualizando apenas de PCIe 4.0 para PCIe 5.0. As frequências de operação ainda não estão especificadas, mas segundo o site Videocardz, o novo processador terá um TDP de 320W, podendo ser configurado para consumir até 400W dependendo da necessidade, um aumento de 40W de TDP em relação aos Zen2 7002 Rome e Zen3 7003 Milan, todos usando o mesmo socket LGA4094 da primeira geração.

Os novos processadores com a nova arquitetura de 5nm estão planejados para serem lançados em 2022, sendo os primeiros CPUs Zen4 para servidor da AMD a chegar ao mercado e competirá diretamente com o Intel Xeon Sapphire Rapids, que também utilizará DDR5 e terá suporte a PCI Express 5.0.
 

Fonte: Videocardz.com, TweakTown
Tags
  • Redator: Daniel Trefilio Carvalho

    Daniel Trefilio Carvalho

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.