Créditos: Nvidia/Montagem

Os preços de MOSFET também devem subir nos próximos meses

O componente controla tensão e corrente elétrica em GPUs e placas mãe
Por Diego Amorim 28/02/2021 13:09 | atualizado 28/02/2021 13:21 Comentários Reportar erro

Os transistores MOSFET, que controlam a corrente e tensão elétrica em placas de vídeo e placas mãe, devem sofrer com aumento de preços nos próximos meses. Graças a problemas no processo de fabricação e pela alta demanda de componentes eletrônicos, o que deve contribuir mais com a inflação dos preços de hardware. A informação veio do Guru3D por meio de internos da indústria.

Imagem exemplo de MOSFET
Imagem: Reprodução/Guru3D

Um MOSFET é responsável por controlar tanto a tensão quanto a corrente elétrica originada na fonte para a operação do chip e ele atua em conjunto com o capacitor MOS (Metal Oxide Semiconductor), um semicondutor construído com substrato de silício.

Chips iguais com performance diferente? Explicamos fazendo panqueca!

Esse aumento pode ser explicado pela dificuldade que os fabricantes estão sofrendo para manufaturar esses componentes e pela alta demanda de placas de vídeo e outras peças, algumas delas usadas no setor automotivo. Também já sabemos que boa parte dessa demanda é fruto da alta do Bitcoin e outras criptomoedas, que atraem os mineradores dispostos a pagar cada vez mais pelas GPUs, tornando seus preços cada vez menos atrativos para o consumidor comum.

- Continua após a publicidade -

É importante destacar que o custo desses transistores MOSFET não é muito elevado, já que cada 500 unidades custa em torno de U$ 0,50. Mas considerando a situação atual do mercado de placas gráficas, isso acaba acumulando na grande bola de neve que estamos vendo crescer desde o início da pandemia.

A Nvidia anunciou semana passada que vai começar a diminuir a capacidade de suas GPUs em operações com Hash Rate, a partir da GeForce RTX 3060. No entanto, vimos que esse modelo foi lançado com o preço referência de U$ 329 e já está sendo vendido entre U$ 400 e U$ 500. Enquanto aqui no Brasil a placa foi lançada custando quase 5 mil reais.

REVIEW: Galax RTX 3060 1-click OC - a placa para rodar tudo no Ultra em FullHD

Fonte: Guru3D
Assuntos
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.