Créditos: Divulgação Sony

Playstation 5 deve receber suporte a NVMe em atualização próxima

Update deve chegar no verão estadunidense e também aumentará a velocidade das fans do console

O Playstation 5 vem chamando bastante a atenção para o armazenamento, que trouxe velocidades incríveis para a leitura dos dados, mas em contrapartida, com pouco espaço de armazenamento. Para resolver os problemas dos jogadores que vão precisar de mais espaço, o console vem com a possibilidade de expansão de armazenamento, mas que atualmente está desabilitada. Porém parece que a Sony já tem uma data para liberar esse recurso aos usuários, que deve ocorrer no verão nos Estados Unidos.

Atualmente o SSD do console vem com aproximadamente 667 GB de espaço livre para armazenamento, que pode ser rapidamente consumido por títulos como o CoD: Black Ops Cold War, que ocupa um total de 135 GB. Isso acaba limitando bastante os jogadores, que têm de escolher alguns jogos que podem ter no seu videogame. Agora a Sony dará uma opção aos seus usuários de expandirem seu armazenamento com um SSD NVMe Gen4 M.2.

Saiba tudo sobre o Playstation 5.


Créditos: Divulgação Sony

Além disso, o Bloomberg também afirma que, junto com essa atualização, a Sony vai estar enviando um update de firmware para aumentar a velocidade da ventoinha do console. Segundo algumas fontes anônimas do site, esse recurso vai ser implementado para evitar o superaquecimento do console.

- Continua após a publicidade -

“Conforme anunciado anteriormente, estamos trabalhando para habilitar a expansão do armazenamento M.2 SSD para o Playstation 5. O momento não foi anunciado e os detalhes serão compartilhados mais tarde”
- Afirmou um porta-voz da Sony para o Bloomberg.

A velocidade do seu SSD é um dos trunfos do Playstation 5, que pode atingir um taxa de transferência de aproximadamente 9 GB/s em arquivos compactados. Por isso não é de se estranhar a demora da empresa em liberar a expansão de armazenamento, visto que, para não dar problemas nos jogos, os dispositivos externos implementados pelo jogador tem que manter um desempenho igual ao armazenamento interno do console.

Por isso a Sony já avisou que não serão todos os SSDs NVMe Gen4 que funcionarão no console, ela deve criar uma certificação oficial para os modelos compatíveis. Não se tem muitas informações sobre como funcionará essa certificação ou quais modelos serão compatíveis oficialmente, mas algumas empresas, como a Samsung e Western Digital, já anunciaram SSDs compatíveis com o Playstation 5.

Fonte: Bloomberg
  • Redator: Willian Ferreira

    Willian Ferreira

    Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.