Créditos: Intel

Intel Xe: Rumores indicam lançamento de seis chips da linha em 2021

O modelo topo de linha DG2 poderia ter desempenho equivalente à RTX 3080 e RX 6800XT

Ontem (25) a conta @harukaze5719 no twitter decodificou um vazamento de possíveis especificações da linha DG2 de gráficos Intel Xe-HPG, indicando seis modelos diferentes que seriam lançados ainda em 2021. O chip mais potente contaria com 16GB de VRAM e interface de 256bit, além de 512 EU (Unidades de Execução) o que, de acordo com o Videocardz, pode tornar a placa tão potente quanto os topos de linha de AMDNvidia.

Após o lançamento das primeiras placas Intel Iris Xe MAX baseadas em DG1 no final de 2020 para notebooks, os rumores acerca da nova linha de GPUs da fabricante para desktops estão começando a acumular. Ainda em janeiro desse ano, surgiram indícios de que a empresa pretendia lançar duas placas gráficas para jogos baseadas no chip DG2, uma com 128 unidades de computação e outra com 512.

Portanto, as novas informações parecem complementar o rumor de janeiro, mas ainda assim, nada mais do que vazamentos sem nenhuma confirmação. Considerando as supostas especificações, podemos especular que o chip com 512 EU contará com 4096 shaders e até 16GB de memória em GDDR6, teoricamente com potencial para empatar com uma Radeon RX 6800XT ou GeForce RTX 3080. No entanto, isso depende da Intel conseguir empurrar boas frequências de operação em seus chips assim como fazem as concorrentes.

3DMark traz testes de Mesh Shaders - teaser mostra placa Intel Xe HPG rodando

- Continua após a publicidade -

A família de placas de vídeo também contaria com modelos equipados com 3071, 2048, 1536 e 1024 shaders. Acompanhadas respectivamente por 6/12GB, 8/4GB e 4GB. Lembrando que a Intel já confirmou uso de memórias GDDR6 em suas GPUs para desktops.

Além disso, uma imagem do chip com 384 EU já havia vazado mostrando um die pequeno de cerca de 190mm² ligado a seis módulos de memória GDDR6. Esse modelo tem potencial para alcançar uma performance um pouco maior que a RX 6700XT, mais uma vez dependendo da sua frequência de operação.

Imagem do die DG2 384 EUImagem: Reprodução/Videocardz

Ainda não há muitos indicadores de quando essa família de placas de vídeo para desktops será lançada, mas esperamos ver ela no mercado ainda em 2021. Resta saber se a Intel vai conseguir manter o estoque, driblar a inflação causada pelos mineradores e, é claro, quais serão os preços praticados das GPUs tanto nos EUA quanto aqui no Brasil.

Via: Videocardz, PC Gamer
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.