Créditos: Samsung/AMD/Montagem

Além do celular: chip Exynos com GPU AMD pode aparecer em notebook da Samsung

Assim como a Apple, Samsung pode experimentar o uso de seus processadores próprios em computadores

A Apple pode não ser a única grande empresa de smartphones a lançar computadores com chip de celular. Segundo rumores vindos da Coreia do Sul, a Samsung também deve entrar nessa onda e lançar ainda este ano um notebook com processador Exynos, que terá gráficos integrados da AMD, cortesia de uma parceria entre as empresas.

O chip Exynos com gráficos Radeon já foi confirmado pela Samsung e, segundo a companhia, estará presente nos próximos smartphones de alto desempenho da marca. Porém, os celulares podem não ser o único foco da tecnologia.


A Samsung pode lançar um Exynos para computadores que virá com gráficos AMD. (Imagem: Samsung/Reprodução)

Os rumores vindos do site ZDNet apontam que a Samsung está trabalhando em um notebook com Windows 10 trazendo um novo processador Exynos em seu interior. O produto deve ser lançado na segunda metade do ano, possivelmente na mesma época em que a companhia costuma apresentar os novos celulares da linha Galaxy Note.

Computador com ARM

Vale lembrar que a fabricante já desenvolveu laptops equipados com chips feitos pela Qualcomm, mas ainda não tentou a sorte com uma solução própria. A Samsung já lançou computadores como o Galaxy Book S, que chegou em 2019 com um chip Snapdragon e sistema operacional Windows 10 para ARM.

O lançamento de um notebook equipado com chip Exynos pode aproximar a Samsung de uma competição com a Apple, que agora também atua no mercado de computadores com um processador próprio, o M1. A parceria com a AMD pode ser benéfica para a fabricante sul-coreana nesse sentido, já que deve garantir mais "poder de fogo" para o processador da marca.

- Continua após a publicidade -

Atualmente, os chips Exynos ainda não conseguiram superar as soluções da Qualcomm, mas já se aproximam do desempenho dos processadores Snapdragon. De acordo com testes, um dos grandes pontos que deixa o componente da Samsung para trás é a performance de GPU, o que pode ser resolvido com a chegada de tecnologias da AMD.

Alguns benchmarks até já mostraram um suposto protótipo do Exynos com gráficos AMD e os resultados parecem promissores. Como a Samsung não forneceu mais detalhes sobre o componente, o negócio é esperar mais notícias sobre os frutos da parceria entre as duas empresas.

Via: Mundo Conectado
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.