Créditos: Foto: Adrenaline

Começam as vendas da RTX 3060, placa com a dura missão de escapar da mineração

Já temos análise e vídeo de gameplay no ar com o modelo!

Já está no ar nossa análise e também o vídeo de gameplay com a GeForce RTX 3060. Junto com a queda do embargo para lançamento de conteúdos sobre o modelo, também iniciou hoje a venda.

A venda inicia no Brasil a partir das 14 horas. De acordo com a Nvidia Brasil, na primeira semana o produto estará disponível na Kabum, chegando nas semanas seguintes.

A mais nova placa que usa a tecnologia Ampere busca trazer as novas tecnologias ao um produto com preço mais atrativo, mirando principalmente nos donos de placas que já não estão dando conta dos novos lançamentos e querem poder habilitar todos os filtros e tecnologias gráficas.

Para isso ela conta com os núcleos tensores e núcleos RT que habilitam essa placa para usar tecnologias como o Ray Tracing e o DLSS, entre outros recursos da família RTX como o Nvidia Broadcast. 

- Continua após a publicidade -

A placa chega 20 dólares mais barata que a RTX 2060, e com uma dura missão: escapar da falta de estoques e preços extremamente inflados devido a baixa disponibilidade, causada pela pandemia do SARS-COV-2, e a altíssima demanda impulsionada pela mineração de criptomoedas, que vem apresentando valorização recorde nas últimas semanas.

Para resolver esse problema, a Nvidia está tentando segmentar o mercado, criando placas específicas para mineração na mesma medida em que vai reduzir via software a capacidade da RTX 3060 em entregar performance em hash, função essencial para mineração de criptomoedas como a Ethereum. 

Esse processo é crucial porque essa placa possui grandes reduções em performance comparada a mais robusta RTX 3060 Ti, logo é um produto que se justifica apenas se apresentar uma alta relação entre custo e benefício. A placa também tem o objetivo de ser uma substituta atraente para a GTX 1060, a placa ainda mais popular segundo dados de pesquisa de hardware da Steam, mas que já vem aparecendo até como requisitos mínimos em alguns lançamentos mais recentes.

- Continua após a publicidade -

Não que a concorrência seja difícil. A AMD no momento não tem nenhum rival no mercado, com apenas rumores indicando o possível lançamento de uma RX 6700 XT em breve. Mas a verdade é quem nem dentro da própria Nvidia os consumidores tem muitas opções no momento. Enquanto é escrita essa notícia, não há nenhuma RTX 3060 Ti nos principais varejistas online, sejam nacionais ou internacionais. 

Com as vendas iniciando hoje, vamos poder ver se a empresa vai conseguir melhorar os preços e estoques. Atualmente não há uma boa opção para o segmento de entrada e intermediário, o que faz com que modelos bastante básicos como a GTX 1650 e até mesmo as antigas GTX 1050 e 1050 Ti estejam despontando em vendas.

  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.