Créditos: Divulgação/NVIDIA

RTX 3060 com 6GB de VRAM aparece em órgão regulador e reaquece rumor sobre sua existência

Modelo foi registrado pela fabricante taiwanesa Palit na Coreia do Sul

Apresentada no começo desse ano na CES 2021 pela NVIDIA, a GeForce RTX 3060 está prestes a ser lançada no mercado, sendo que seu lançamento acontecerá nos próximos dias. Entretanto, os rumores acerca desse aguardado modelo pelos jogadores ainda continuam aparecendo na internet.

O suposto vazamento da vez diz a respeito de uma possível versão de 6GB da RTX 3060, que teria sido registrada recentemente pela fabricante taiwanesa Palit na RRA (National Radio Research Agency), órgão regulador presente na Coreia do Sul. O modelo em questão seria uma RTX 3060 DUAL OC, que contaria com variantes de 12GB (essa já confirmada) e também de 6GB, o que levantaria novamente a possibilidade de seu lançamento por parte da NVIDIA.

Desde sua apresentação em janeiro, a RTX 3060 foi alvo de diversas discussões na internet por conta de sua quantidade considerada "exagerada" de 12GB de VRAM, visto que se tratar de um modelo intermediário e que possui uma quantidade de memória maior do que até mesmo uma RTX 3080. Segundo a própria NVIDIA, questões ligadas ao barramento de memória (de 192 bits) fizeram com que a fabricante optasse por equipar a placa com 12GB em vez de apenas 6GB, seguindo uma filosofia de que "melhor sobrar do que faltar".

Entretanto, ainda existe a possibilidade de o modelo com 6GB de VRAM seja lançado nos próximos meses, visto que normalmente a linha xx60 da NVIDIA conta com diversas variantes (vide as GTX 1060 de 6GB e 3GB, da série Pascal). Porém, com a possível chegada das Radeon RX 6700 ou RX 6600 XT por parte da AMD, é provável que a NVIDIA estaria guardado essa "cartada na manga" para um momento mais oportuno.

- Continua após a publicidade -

A GeForce RTX 3060 de 12GB será lançada nos próximos dias com preços a partir de US$ 329. Porém, com todas as questões relacionadas a alta demanda do mercado e a crescente das criptomoedas (que já obrigaram a NVIDIA a nerfar o desempenho da RTX 3060 em hash rate), seu preço e disponibilidade devem ser afetadas.

Fonte: Videocardz, Twitter (@harukaze5719)
  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.