Créditos: Reprodução / Mod Labs

Entusiasta replica placa nunca lançada Voodoo 5 6000 da finada 3dfx

Placa que nunca viu a luz do dia foi reproduzida respeitando ao máximo o projeto original, inclusive os mesmos bugs
Por Daniel Trefilio Carvalho 23/02/2021 10:26 | atualizado 23/02/2021 20:06 Comentários Reportar erro

Anthony, um entusiasta membro do fórum Mod Lads, recriou a clássica 3dfx Voodoo 5 6000, em PCB custom que mantem layout mas adapta, entre outras coisas, finado slot AGP para PCIe, reproduzindo toda a nostalgia dos primórdios das placas gráficas dedicadas.

Antes de Nvidia e AMD disputarem a corrida do mercado de placas gráficas dedicadas, já havia uma concorrência sutil estabelecida no final dos anos 90 e início dos anos 2000 entre Diamond Multimedia e 3dfx, que dominavam o mercado enquanto as, hoje gigantes, corriam por fora. A Diamond foi uma empresa que se adaptou ao mercado, pouco a pouco migrando de nichos, tendo como destaque em seu line-up de placas gráficas a Diamond Stealth, uma das primeiras a transitarem de placas dedicadas 2d para 3d, e evoluindo até a FireGL quando esse braço da empresa foi adquirido pela ATI. A empresa não deixou de existir, pois desde sua fundação transitava entre diferentes mercados e hoje produz acessórios de áudio e vídeo, já a 3dfx, que entrou no mercado apenas em 1994, não teve a mesma sorte. 

Quando começou, assim como NVIDIA e ATI, a 3dfx já entrou direto no mercado de placas gráficas dedicadas a renderização 3D, tendo como destaque em seu line-up a linha Voodoo, que foi rapidamente evoluindo, com sua última versão sendo a Voodoo 5 5500. O último modelo lançado oficialmente já chegou defasado ao mercado, pois ATI e NVIDIA já haviam lançado suas novas GPUs Radeon DDR e GeForce2 GTS que entregavam maior desempenho a preços similares, levando a 3dfx a focar na produção da Voodoo 5 6000. Em teoria, a nova placa da 3dfx seria mais que suficiente para desbancar o desempenho das GeForce2 Ultra e Radeon 7500, sucessoras das GTS e R100 DDR, mas o alto custo de seu desenvolvimento inviabilizou ao lançamento oficial, portanto a versão final nunca viu a luz do dia, até agora.

Através de um processo de engenharia reversa primoroso, Anthony, do fórum Mod Labs, conseguiu recriar a Voodoo 5 6000, preservando muitos de seus detalhes, utilizando quatro chips VSA-100, cada um com impressionantes, para a época, 14 milhões de transistores e microarquitetura de 250nm. Os chips gráficos com área de 112 mm2 dispunham de dois pixel shaders com frequências de 166MHz e quatro módulos de memória SDRAM de 32MB também operando em 166MHz. A interface de 128 bits garantia a essa composição toda uma banda de memória de 2656 GBps, e o entusiasta conseguiu reproduzir tudo isso, mas com algumas adaptações importantes.

- Continua após a publicidade -

A primeira adaptação notável é a modificação do slot AGP para PCI, que além de permitir que a placa seja compatível com o formato atual, elimina a necessidade de alimentação externa da Voodoo 5 6000 original, uma vez que os slots AGP não tinham capacidade de entregar os 60W que a placa exigiria e o os slots PCI entregariam 75W, mas ainda assim Anthony implementou um conector interno molex de 4 pinos para alimentar a placa, possibilitando que ela funcione em sua capacidade máxima. Essa pequena diferença de design permitiu a implementação de uma entrada VGA possibilitando um pass-through, e outra modificação notável foi a substituição das tradicionais PCB verdes por uma preta, dando um visual mais moderno à composição.

 

- Continua após a publicidade -

A Voodoo 5 6000 apresentava diversos bugs com artefatos, distorções, faixas translucidas na tela, que também se mantiveram no modelo do custom builder, mas não por escolha poética e sim por reproduzir a BIOS e os drivers originais, garantindo que o desempenho da placa fosse o mesmo da original. Além dos bugs relacionados aos drivers e BIOS, a placa original também apresentava bugs com alguns modelos de placas-mãe com slots AGP x4, forçando a placa a funcionar apenas em x2, o que somado ao seu elevado custo de produção, inviabilizou completamente o lançamento da Voodoo 5 6000, levando a 3dfx a abrir falência e ser comprada pela Nvidia.

Fonte: Tom's HARDWARE, Guru3D
Assuntos
  • Redator: Daniel Trefilio Carvalho

    Daniel Trefilio Carvalho

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.