Créditos: Reprodução/Asgard

Empresa chinesa lança primeiros módulos de memória DDR5 com 4.800MHz e 128GB

Asgard trará fabricação em massa após Intel e AMD lançarem CPUs com suporte
Por Pedro Henrique 22/02/2021 20:07 | atualizado 23/02/2021 19:02 Comentários Reportar erro

"Em nome de Odin", a fabricante chinesa Asgard (uma das subsidiárias da desconhecida Shenzhen Jiahe Jinwei Electronic Technology) saiu na frente e apresentou ao mercado o seu primeiro módulo de memórias do tipo DDR5. Com isso, a não tão badalada fabricante acaba deixando para trás diversas outras marcas conhecidas que buscavam ser as pioneiras nesse tipo de tecnologia, que deverá se tornar padrão no mercado de hardware nos próximos anos.

Segundo anúncio feito no site IThome, o novo módulo de memória produzido pela Asgard, que traz o nome VMA5AUK-MMH224W3, chega inicialmente ao mercado com uma capacidade de 64 GB. No entanto, a fabricante chinesa já confirmou que também estará disponibilizado as memórias DDR5 com capacidades de 32 GB e até 128 GB.

O visual dela não é nada chamativo, onde os módulos não possuem nenhum tipo de dissipador ou luzes RGB, mas sim trazendo o clássico design de uma memória RAM convencional, com um PCB verde e seus módulos de memória à mostra. Porém, não é o visual dela que a torna chamativa nesse momento.

Os módulos VMA5AUK-MMH224W3 chegam com o novo padrão DDR5 operando a 4800 MHz, configuração essa que ainda não traz todo o potencial dessa tecnologia, onde as memórias poderão atingir até 8400 MHz. Além disso, seus tempos devem seguir a classificação do tipo "B" definida pela JEDEC, significando que seus timings são de 40-40-40, além de uma tensão elétrica de apenas 1,1 V.

- Continua após a publicidade -

Por fim, de acordo com o anúncio, a Asgard não começará a produzir em massa seus novos módulo de memória do tipo DDR5, visto que ainda não existem processadores no mercado que utilizam esse tipo de padrão. Segundo um representante da fabricante chinesa, é esperado que os futuros lançamentos de Intel e AMD comecem a trazer suporte as memórias DDR5 e, assim, iniciar seu ciclo de produção em massa para os consumidores.

Com a Asgard saindo na frente, devemos ver outras fabricantes de memória RAM correndo atrás e apresentando seus modelos nos próximos meses. Uma delas, por exemplo, é a TeamGroup, que já conseguiu criar seus primeiros módulos SO-DIMM DDR5 e agora estaria buscando as fabricantes de CPUs para conseguir uma validação desses produtos.

Via: Tom's Hardware, TechPowerUp Fonte: ITHome
Assuntos
Tags
  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.