
FPS Boost do Xbox Series X/S não funcionará em todos os jogos
Microsoft não quer estragar visão dos desenvolvedores em games que não estão preparados para rodar em 60 quadros por segundoA Microsoft anunciou recentemente o FPS Boost, função que consegue dobrar e até quadruplicar os frames de jogos antigos no Xbox Series X e S. Apesar de não exigir mais trabalho para os desenvolvedores, já que funciona diretamente nos consoles de nova geração, a ferramenta não será compatível com todos os games.
Jason Ronald, um dos principais nomes por trás da programação do Xbox, comentou sobre o assunto recentemente em um podcast com Major Nelson, o gerente de comunidade da marca. Segundo o especialista, a função milagrosa não consegue trabalhar corretamente com certos games mais antigos.
De acordo com Ronald, o "jeito que o game foi escrito" pode gerar conflitos com a função, o que pode render problemas durante o gameplay. Ou seja, caso o jogo ou a engine não estejam preparados para o salto de frames, a Microsoft não vai habilitar a função.
"Nós fizemos alguns testes e vimos animações rodando duas vezes mais rápido, ou a física rodando duas vezes mais rápido", explica Ronald. O programador explica que a Microsoft quer oferecer mais frames em jogos antigos, mas também não quer estragar a visão artística dos criadores de games.
Testes e trabalho com publishers
Os problemas de jogabilidade que a quantidade de frames pode causar no game são o principal motivo da Microsoft ter lançado a função com poucos jogos compatíveis. A empresa está testando os títulos com FPS Boost e até falando com desenvolvedores e publishers para garantir que a experiência está "alinhada com a visão original" pretendida para o game.
(Imagem: Digital Foundry/Reprodução)
Atualmente, o FPS Boost pode ser utilizado em cinco jogos. A lista inicial traz quatro jogos que rodam em até 60 quadros pro segundo com a função habilitada.
Além disso, a Microsoft também implementou a função em New Super Lucky’s Tale, que consegue rodar em 120 frames por segundo com o FPS Boost. A taxa de quadros é quatro vezes maior que a original e funciona com o game rodando em 4K no Xbox Series X e Full HD no Xbox Series S.
Abaixo, você confere a lista de games já compatíveis com o FPS Boost:
- Far Cry 4
- New Super Lucky’s Tale (disponível no Game Pass)
- Sniper Elite 4 (disponível no Game Pass)
- UFC 4
- Watch Dogs 2