Créditos: Xbox

FPS Boost do Xbox Series X/S não funcionará em todos os jogos

Microsoft não quer estragar visão dos desenvolvedores em games que não estão preparados para rodar em 60 quadros por segundo

A Microsoft anunciou recentemente o FPS Boost, função que consegue dobrar e até quadruplicar os frames de jogos antigos no Xbox Series X e S. Apesar de não exigir mais trabalho para os desenvolvedores, já que funciona diretamente nos consoles de nova geração, a ferramenta não será compatível com todos os games.

Jason Ronald, um dos principais nomes por trás da programação do Xbox, comentou sobre o assunto recentemente em um podcast com Major Nelson, o gerente de comunidade da marca. Segundo o especialista, a função milagrosa não consegue trabalhar corretamente com certos games mais antigos.

De acordo com Ronald, o "jeito que o game foi escrito" pode gerar conflitos com a função, o que pode render problemas durante o gameplay. Ou seja, caso o jogo ou a engine não estejam preparados para o salto de frames, a Microsoft não vai habilitar a função.

"Nós fizemos alguns testes e vimos animações rodando duas vezes mais rápido, ou a física rodando duas vezes mais rápido", explica Ronald. O programador explica que a Microsoft quer oferecer mais frames em jogos antigos, mas também não quer estragar a visão artística dos criadores de games.

Testes e trabalho com publishers

Os problemas de jogabilidade que a quantidade de frames pode causar no game são o principal motivo da Microsoft ter lançado a função com poucos jogos compatíveis. A empresa está testando os títulos com FPS Boost e até falando com desenvolvedores e publishers para garantir que a experiência está "alinhada com a visão original" pretendida para o game.

- Continua após a publicidade -


(Imagem: Digital Foundry/Reprodução)

Atualmente, o FPS Boost pode ser utilizado em cinco jogos. A lista inicial traz quatro jogos que rodam em até 60 quadros pro segundo com a função habilitada.

Além disso, a Microsoft também implementou a função em New Super Lucky’s Tale, que consegue rodar em 120 frames por segundo com o FPS Boost. A taxa de quadros é quatro vezes maior que a original e funciona com o game rodando em 4K no Xbox Series X e Full HD no Xbox Series S.

Abaixo, você confere a lista de games já compatíveis com o FPS Boost:

- Far Cry 4
- New Super Lucky’s Tale (disponível no Game Pass)
- Sniper Elite 4 (disponível no Game Pass)
- UFC 4
- Watch Dogs 2

Via: VG247
Assuntos
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.