Créditos: Western Digital/Kioxia

Nova memória 3D NAND Flash de 162 camadas é criada por Western Digital e Kioxia

Nova criação tem 70% mais bits por wafer e permite chips até 40% menores
Por Carlos Felipe Estrella 20/02/2021 13:51 | atualizado 20/02/2021 13:51 Comentários Reportar erro

A Western Digital e a Kioxia criaram uma nova memória 3D NAND Flash com 162 camadas, como parte da sua parceria de pesquisa e desenvolvimento que já dura desde 2019. Essa nova criação se chama BiCS6 e apresenta até 70% mais bits por wafer, assim como possibilita a fabricação de chips até 40% menores.

A grande vantagem trazida por essas melhorias está na redução dos custos de produção, que no final das contas possibilita a fabricação de produtos mais baratos – incluindo aí SSDs e armazenamento para celulares. Além disso, essa nova tecnologia deve permitir que esses chips sejam mais rápidos e densos do que nunca.

De acordo com as fabricantes, foram obtidos grandes avanços nas velocidades de escrita, assim como uma moderada melhoria na largura de banda de leitura. A BiCS6 consegue escrever dados da maneira até 2,4 vezes mais rápida do que os seus predecessores.

Há ainda a promessa de uma melhoria na performance I/O da memória 3D NAND Flash. A BiCS6 opera a 1.600 MT/s, contra 1.066 MT/s da BiC5. Com isso, os novos chips da Western Digital e da Kioxia se manterão no mesmo nível de concorrentes como Micron e SK Hynix.


Fonte: Western Digital/Reprodução

- Continua após a publicidade -

Recentemente, a SK Hynix anunciou a criação de chips de memória 3D NAND Flash de 176 camadas. Para atingir esse número, eles usaram um design inédito conhecido  como "periférico sob a célula".

A equipe de marketing da empresa considerou a tecnologia tão revolucionário que decidiu chamá-la de 4D NAND, o que chegaria a desafiar as leis da física. Antes disso, a empresa só era capaz de produzir chips com 96 camadas.

Voltando para a BiCS6, ela possui apenas a opção de design de quatro planos. Isso é uma diferença em comparação com a sua antecessora, a BiCS5, que tinha opções de dois e quatro planos. Vale lembrar que a nova geração possui 162 camadas, contra 112 camadas da geração anterior.

Até agora, as empresas apenas anunciaram as capacidades básicas da sua nova geração de memórias 3D NAND Flash. Com isso, ainda não sabemos nem quando começará a produção real desses chips. É provável que os primeiros SSDs baseados na tecnologia BiCS6 só vão chegar ao mercado em 2022.

Via: Tom's Hardware, Neowin
Tags
ssd
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.