Índice do Artigo

Notícias

Apple bane o player VLC da App Store

Um dos mais populares aplicativos opensource, o player de vídeo VLC não pode mais ser baixado – pelo menos oficialmente – por donos de iPhone, iPad e iPod Touch.

O aplicativo foi excluído da App Store após um questionamento de um dos desenvolvedores da versão para desktop do VLC, Remi Denis-Courmont, quanto à incoerência que hÁ entre liberar um aplicativo de código aberto sob termos de uso restritos como os da App Store. Algumas fontes também citam que Courmont, que é funcionÁrio da Nokia, teria também ameaçado processar a Apple.

O VLC é distribuído originalmente sob a licença GPL, bastante permissiva, e que, de acordo com Remi Denis-Courmont, deveria ser mantida na App Store. Como todos os aplicativos da App Store possuem DRM e restrições como, por exemplo, a permissão para instalar os aplicativos em no mÁximo cinco dispositivos, a Apple aparentemente achou mais fÁcil remover o aplicativo.

Após a saída do aplicativo da loja da Apple, Coumont foi alvo de uma onda críticas dizendo que o desenvolvedor colocava “conceitos idealistas” a frente das necessidades dos usuÁrios.

Em um post, Coumont disse não desejar a remoção do aplicativo da App Store, mas levar a Apple a repensar as condições de uso excessivamente rigorosas que são impostas aos seus usuÁrios, especialmente quando oferece aplicativos desenvolvido sob licença GPL, que prevê liberdade para modificar, distribuir e compartilhar aplicações.

“Eu enviei minhas considerações à Apple hÁ mais de dois meses e eles não me deram nenhuma explicação. Apenas tiraram o VLC do ar.  Como me disse Eben Mogel, do Software Freedom Law Center, a Apple vai excluir  VLC de sua loja simplesmente porque não consegue suportar aplicações distribuídas sobre licenças GPL”, anotou Courmont em blog.

Courmount disse ainda esperar uma reação dos fãs da Apple. “Eu sei que as coisas que eu digo não agradam aos fanboys da Apple, mas estas são minhas opiniões”, disse.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções