Créditos: Tencent / Reprodução

Tencent investiu em 31 empresas de games somente em 2020

Investimento total foi 300% superior ao de 2019
Por Gabriel Tagarro 19/02/2021 15:16 | atualizado 19/02/2021 15:16 Comentários Reportar erro

A Tencent foi a companhia que mais investiu na indústria de jogos em 2020. Dados de uma pesquisa divulgada pelo Safe Betting Sites, com informações da consultoria Niko Partnersmostram que a gigante chinesa investiu em 31 companhias do ramo ao longo de todo o ano passado – quatro vezes mais do que em 2017. Em relação a 2019, o aumento foi de 300%.

De acordo com o levantamento, os negócios englobaram um mix que envolveram fusões, aquisições e rodadas de financiamento, além de pequenas e grandes participações em diversos estúdios de todo o mundo. Vinte e três dos 31 negócios da Tencent Holdings ocorreram com empresas na China, enquanto todo o restante envolveu firmas no exterior.

No total, a Tencent participou de mais de 170 rodadas de financiamento em 2020, avaliadas em 249,5 milhões de yuans (aproximadamente US$ 38 milhões) – fato que já torna o período o mais ativo de todos os tempos da história da chinesa.


                                                  Maiores investimentos da Tencent em 2020 - Créditos: Safe Bettings Site / Reprodução | Fonte: Niko Partners

O maior investimento da Tencent na indústria de jogos em 2020 foi a aquisição da Leyou Technology, produtora de Warframe e dona de estúdios como Digital Extremes, Splash Damage, Certain Affinity e Athlon Games, por US$ 1,5 bilhão

A pesquisa ressalta uma mudança no perfil estratégico da Tencent, que antes priorizava negócios mais seguros, com empresas maiores e já estabelecidas. Em 2020, contudo, a chinesa decidiu mirar em empresas menores.


                                                                     Investimentos da Tencent nos últimos oito anosCréditos: Safe Bettings Site

- Continua após a publicidade -

A guinada, de acordo com a Niko Partners, tem relação com a crescente competição no mercado chinês de jogos. Ainda que esteja bem posicionada, à frente de companhias como Alibaba e ByteDance, as rivais seguem focadas em aumentar sua fatia neste bolo e exercem pressão cada vez maior. 

Vale lembrar que a Tencent é dona de estúdios plenamente estabelecidos, como Riot Games e Funcom. Além disso, tem diversas participações em outras grandes empresas como Epic Games, Activision Blizzard, Ubisoft e Paradox Interactive, entre outras.

Fonte: Safe Betting Sites, PC Gamer
  • Redator: Gabriel Tagarro

    Gabriel Tagarro

    Formado em jornalismo pela Universidade Castelo Branco, é apaixonado por games desde 1994, quando ganhou um Master System. Joga de tudo um pouco, seja no PC ou no console. Ama tecnologia e escreve com prazer sobre tudo que a envolve.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.