Créditos: Mateus Mognon/Montagem - Imagem meramente ilustrativa

Apple pode lançar M1X com 12 núcleos e o dobro de poder de GPU [Rumor]

Chip também pode ter suporte para até 32 GB de memória RAM, de acordo com especulações

A Apple lançou no ano passado seu primeiro processador para computadores e, ao que tudo indica, um novo modelo mais poderoso chegará em 2021. De acordo com rumores, a companhia está preparando o chip M1X, que pode trazer mais núcleos e o dobro de poder de GPU.

O novo chip deve seguir a arquitetura ARM customizada da Apple de 5 nanômetros, mas pode chegar com 12 núcleos de CPU operando em até 3,2 GHz. Em grau de comparação, o primeiro M1 é um processador octa-core.

Na parte de processamento gráfico, o M1X pode contar com uma GPU de 12 Cores, mais que os oito núcleos do modelo original. Além disso, a Apple deve equipar co componente com 256 unidades de execução, garantindo até duas vezes mais poder.

Mais memória RAM

De acordo com rumores compartilhados pelo Tweaktown, a Apple também deve lançar o M1X com suporte para até 32 GB de RAM. A quantidade extra garante o dobro de memória em comparação ao M1 lançado no ano passado, que permite a construção de notebooks com até 16 GB de memória.

A evolução de performance e a quantidade extra de RAM podem garantir mais versatilidade ao novo chip. Enquanto o primeiro M1 é focado em dispositivos compactos, a Apple pode tentar usar o seu próximo componente em projetos mais ousados no quesito desempenho. 

- Continua após a publicidade -

É importante lembrar, porém, que grandes poderes vem acompanhados de grandes responsabilidades impactos no consumo de energia. Segundo ressalta o WccFTech, o novo chip deve operar em até 45W, enquanto o Apple M1 original tem TDP base de 10 W, chegando em até 20W em altas cargas de trabalho.

A Apple não comentou oficialmente sobre seus futuros chips e tudo que sabemos até agora é o plano da empresa de migrar todo seu catálogo de computadores para processadores próprios até 2022, o que não deixou a Intel boladona. Caso a companhia de Cupertino siga seus padrões de mercado, possivelmente teremos informações sobre a nova leva de hardwares com logo da Maçã na segunda metade do ano.

Via: Tweaktown, WccFTech
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.