Créditos: Microsoft/Divulgação

Microsoft vai testar jogos para melhorar acessibilidade das suas plataformas

Games para PC e Xbox terão mais otimizações para pessoas com deficiência

A Microsoft anunciou que vai começar a testar jogos lançados para computador ou consoles Xbox, com o intuito de melhorar a sua acessibilidade das suas plataformas. Esse novo programa da fabricante vai permitir que os estúdios enviem seus games para que eles sejam avaliados, e então seja determinado se eles cumprem ou não as diretrizes de acessibilidade do Xbox.

De acordo com a empresa norte-americana, esse seria a primeira iniciativa do tipo em toda a indústria. Um porta-voz da Microsoft confirmou que a companhia vai trabalhar com os desenvolvedores para ajudá-los a entender que partes dos seus jogos podem ser muito difíceis para pessoas com deficiência.

A fabricante do Xbox vai oferecer recursos extras para os desenvolvedores que participarem do programa, incluindo links para documentos sobre design inclusivo. A Microsoft ainda atualizou as diretrizes de acessibilidade do Xbox, que servirão de guia para os testes.

Em seu comunicado oficial, a companhia anunciou que vai deixar as diretrizes mais fáceis de serem lidas e compreendidas. Isso foi alcançado ao se remover termos excessivamente técnicos, e adicionando contexto em locais onde era necessário. A empresa ainda atualizou suas diretrizes incluindo informações adicionais sobre como certos recursos ou práticas pode influenciar pessoas com deficiência.

- Continua após a publicidade -

Ainda segundo a Microsoft, cada etapa de teste vai incluir opiniões de membros da comunidade gamer, especialmente aqueles que convivem com algum tipo de deficiência. Eles vão ajudar jogando o game para que os desenvolvedores tomem nota, além de oferecer os seus próprios feedbacks e insights.

"É importante que a gente garanta que estamos constantemente melhorando e subindo o nível para inclusividade nos games. Esse é apenas um único ponto nesta jornada".
Comunicado oficial da Microsoft

"É importante que a gente garanta que estamos constantemente melhorando e subindo o nível para inclusividade nos games. Esse é apenas um único ponto nesta jornada".
Comunicado oficial da Microsoft

A ideia de ter um teste de acessibilidade e as atualizações para as diretrizes foram implementadas a partir de feedbacks que a Microsoft vem coletando desde o ano passado.

Desde a sua publicação, o documento gerou muitas dúvidas nos desenvolvedores, que sempre diziam querer ter mais orientação – especialmente com relação a onde começar ou onde focar os seus esforços.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Engadget Fonte: Microsoft
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.