Créditos: Divulgação: Nvidia

Nvidia não recomenda mais "VSync OFF" como padrão em seu driver

Novo recurso pode causar tearing se for desligada essa tecnologia

A Nvidia mudou a configuração padrão de V-Sync em seu driver, também conhecido como ajuste que você deve estar usando porque nunca foi lá mexer. Agora o V-Sync não está mais por padrão desligado, sendo adotada a configuração global padrão deixar que o aplicativo defina esse ajuste.

A empresa implementou a mudança a partir da versão 461.09 de seu driver, e explicou em uma postagem no canal de suporte o motivo da alteração. Em versões anteriores, o Desktop Windows Manager (DWM), aplicação responsável por exibir as janelas na interface gráfica do Windows, e ele fazia isso em um único plano. O próprio DWM ficava encarregado de garantir que a atualização da imagem das janelas fossem feitas na mesma cadência do monitor, evitando o famigerado tearing (partido, em tradução livre).

A partir da versão 461.09 entra em ação Multiplane Overlay (MPO). Ele cria múltiplos planos de renderização de janelas, algo que a Nvidia deu preferência por entregar benefícios como latências menores em jogos sendo executados em modo janela, porém cria o problema: como cada aplicativo pode ganhar seu "próprio plano", o DWM não está mais controlando a taxa de atualização, e isso pode causar sérios problemas de tearing em algumas janelas.

Com a nova configuração, agora o driver deixa por conta da aplicação definir seu ajuste, o que aparecerá como "usar configuração do aplicativo 3D". Quem preferir experimentar o que acontece se forçar o desligamento do V-Sync pode fazê-lo no driver da Nvidia, depois acessando "Gerenciar Configurações em 3D" e por fim mudar "Sincronização Vertical" para "Desligada" e ver no que que dá.

- Continua após a publicidade -

 

  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Em jogos single-player como Resident Evil Village, você prefere:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.