Créditos: Samsung

HBM-PIM da Samsung promete o dobro da performance, gastando 70% menos energia

Fabricante coloca inteligência artificial direto na memória para nova geração HBM

A Samsung revelou nessa semana algumas novidades sobre o que está preparando para sua próxima geração de memórias HBM. A ideia da fabricante é levar inteligência artificial para os componentes com processamento direto na memória, ou seja, processing-in-memory em inglês, que resulta na sigla PIM. Por isso a empresa chama suas novas memórias de HBM-PIM.

O conceito não é dos mais difíceis para entender. A ideia é colocar uma engine de processamento IA integrada diretamente aos componentes de memória DRAM. Essa engine se chama Programmable Compute Unit (PCU) e é mais uma tentativa de eliminar - ou diminuir - a famosa latência da comunicação de instruções entre memória e CPU. A PCU na HBM-PIM trabalha de maneira paralela ao processador e memória do computador e lida como uma intermediária dos dados entre eles.


(Créditos: Samsung)

O resultado, segundo a Samsung, é de uma performance até duas vezes maior para as memórias e uma redução de mais de 70% no consumo de energia nos primeiros testes. Esses testes foram feitos nas memórias HBM2 "Aquabolt" da fabricante, que foram lançadas originalmente em 2018.

Apesar da empresa falar de "testes inicias", as memórias estão sendo desenvolvidas num ritmo acelerado. A tecnologia já passa por testes de validação com vários parceiros da Samsung e a empresa espera que essa fase seja concluída ainda na primeira metade 2021. Depois de validada, a memória avança para se aproximar de produção em volume.

Como esperado, o primeiro uso destinado para essas memórias é no segmento industrial. As primeiras HBM-PIM estão sendo feitas para data centers e computação de alta performance (HPC). O mais interessante para sua implementação é que elas podem ser integradas a sistemas já existentes, não apenas novos, inclusive sem precisar de mudanças no hardware ou software para funcionar.

- Continua após a publicidade -

As HBM-PIM foram reveladas como parte da participação da Samsung na International Solid-State Circuits Virtual Conference (ISSCC), que está acontecendo até o dia 22 de fevereiro. A empresa prometeu mais informações sobre as novas memórias ao longo do evento.

Fonte: Neowin
Assuntos
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Você quer processadores da AMD com gráficos integrados

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.