Créditos: Divulgação // Intel

Pat Gelsinger retorna à Intel, onde começou sua carreira, mas como CEO

Após ter atuado como COO da Dell EMC e CEO da VMWare por oito anos Gelsinger pretende auxiliar Intel a retomar liderança no mercado

Pat Gelsinger assumiu oficialmente no dia 15 de fevereiro o cargo como CEO da Intel, sendo o oitavo CEO na história da empresa.

Gelsinger já é veterano de longa data da indústria de tecnologia, e pelos últimos oito anos ocupava o mesmo cargo na VMWare, onde foi responsável por ajudar a triplicar a receita anual da empresa do ramo de virtualização e também atuou como presidente e COO da Dell EMC, antes assumir sua posição na VMWare.

Tendo começado sua carreira 40 anos atrás na própria Intel, ele foi um dos responsáveis por trás pela arquitetura 80486 dos processadores i486, além de ter criado o Fórum de Desenvolvedores Intel enquanto ocupava a posição de chefe de tecnologia (CTO), na empresa

Uma das principais dificuldades pelas quais a Intel vem passando nos últimos anos foi de transicionar da arquitetura de 14 nanômetros para 10 nanômetros, que chegará apenas com o Alder Lake, previsto para chegar na segunda metade de 2021. Soma-se a isto a retomada de uma grande fatia do mercado pela AMD e o anúncio recente que a Apple não irá mais utilizar CPUs Intel em seus computadores, mas CPUs próprios desenvolvidos com arquitetura licenciada da ARM.

- Continua após a publicidade -

São diversos os fatores que influenciaram o conselho de acionistas da Intel a indicar Pat Gelsinger para assumir o cargo de CEO, mas Bob Swan que ocupava a cadeira até então alegou estar totalmente de acordo com a decisão dos acionistas e que acredita que com Gelsinger a frente da Intel a empresa irá retomar usa posição no mercado.

Em declaração, o oitavo CEO na história da Intel afirmou que “acredita que a Intel possui um verdadeiro tesouro no quesito tecnologistas, tecnologia, e o DNA essencial da empresa é estar na vanguarda da tecnologia para o futuro.” Afirmou também que por ser um geek de coração, está extremamente empolgado em estar na liderança disso tudo para dar andamento com essa paixão, história e oportunidade de fazer a Intel crescer como nunca antes, pois “nossos melhores dias estão a nossa frente”.

 

Fonte: Intel, Neowin
Assuntos
Tags
  • Redator: Daniel Trefilio Carvalho

    Daniel Trefilio Carvalho

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.