Créditos: YouTube - XDA/Reprodução

Veja Nintendo Switch rodando com sistema operacional Android

Com poucas opções de tablets no mercado, modders estão testando alternativas mais ousadas

Com uma falta de tablets com Android no mercado, não é de se espantar que os modders estão buscando alternativas mais ousadas. Um desses experimentos resultou num Nintendo Switch rodando o sistema operacional Android 10.

O trabalho é de autoria da equipe de modders Switchroot, que criou um esquema bem fácil para a instalação do SO. Você não precisa de nenhum software específico no seu computador. Tudo pode ser feito dentro do Hetake, um bootloader para o console baseado em GUI.

O port do Android roda completamente no cartão microSD do console, o que significa que é possível instalá-lo sem afetar o sistema operacional original do Switch. Ou seja, você não precisa ter medo de ser banido pela Nintendo por causa dessa modificação.

É possível fazer o boot no sistema com qualquer Switch que tenha sido lançado antes da Nintendo corrigir uma falha de hardware que permitia a instalação de bootloaders. Caso o seu modelo tenha sido lançado depois dessa correção, o processo fica bem mais complicado – necessitando de um modchip ou de alguma correção baseada em software.


Fonte: YouTube - XDA/Reprodução

- Continua após a publicidade -

Como foi usada uma solução dual Boot, você pode só desligar o console e ligá-lo novamente com o outro sistema operacional. É viável, portanto, estar jogando um emulador no Android, reiniciar o dispositivo, e então aproveitar os jogos nativos do Switch. O único incômodo é que você precisa usar um jig para colocar o aparelho em modo RCM toda vez que for fazer isso.

Mas para que serve um Nintendo Switch rodando Android 10? Bom, você pode usá-lo para jogar qualquer emulador baseado em controles. Com isso, o console passa a suportar jogos de videogames como o Nintendo GameCube ou o PSP.

Outra opção também é usar aplicativos como o Steam Link para rodar os jogos do seu computador por streaming doméstico. Com isso, cenas como Cyberpunk 2077 rodando no Switch são possíveis, mesmo que trapaceando um pouco.

Para completar, um Nintendo Switch com Android 10 também pode rodar aplicativos de serviços como Netflix e Amazon Prime Video. Isso é possível tanto em modo portátil quando no dock, permitindo que o Switch aja até como uma set-top-box. Claro que não é uma experiência perfeita, mas é fascinante ver a versatilidade do console híbrido da Nintendo com apenas algumas modificações.

- Continua após a publicidade -

Via: XDA Developers, YouTube
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.