Créditos: Kabum/Overclockers

Oi, sumida! GTX 1050 Ti faz sucesso na Austrália e Reino Unido

A GPU teve um aumento de vendas nos dois países após sumir do mercado por dois anos

Em meio à escassez de estoque de placas de vídeo e peças de hardware em geral, os consumidores têm recorrido a opções um tanto “esquecidas”. Agora, a NVIDIA está repondo o estoque da GTX 1050 Ti, que tem sido bastante vendida na Austrália e Reino Unido.

A GPU da geração Pascal foi lançada oficialmente em 2016, e foi substituída pela série 16, que estreou em 2019. Em 2021, no entanto, a 1050 Ti vem se tornando uma opção viável em vista da pouca oferta de placas de vídeo da nova geração.

O dono do canal do Youtube Tech Yes City conversou com diversos varejistas — em sua maioria, da Austrália — que afirmaram que a GPU voltou ao estoque após cerca de dois anos sumida. Segundo ele, o modelo mais frequente no varejo é a Asus Phoenix, mas diversos fornecedores estão oferecendo o produto.

Segundo a Asus e a NVIDIA, a placa nunca foi descontinuada, apenas chegou ao fim de sua vida útil no mercado, e foi listada como fora de estoque em diversas lojas. Em entrevista ao site PC World, a NVIDIA comentou que “reviver” a placa é uma terminologia errada, já que ela nunca chegou a “morrer”.

- Continua após a publicidade -

Estamos apenas atendendo à demanda do mercado, que continua extremamente alta, como você pode ter observado.

Além do aumento nas vendas na Austrália, os consumidores do Reino Unido têm procurado bastante pela 1050 Ti. Não é à toa que a GPU está listada como um produto “hot seller”, ou “em alta”, na loja online Scan UK.

Scan UK/Reprodução

No site Overclockers, também do Reino Unido, a placa de vídeo constava como “não disponível” em novembro de 2020, e retornou em janeiro deste ano por 149,99 libras esterlinas (1.117,39 reais em conversão direta). Hoje, o preço listado é de 199,99 libras esterlinas (1.489,87 reais em conversão direta).

Overclockers/Reprodução

- Continua após a publicidade -

Com a disputa por GPUs entre gamers e mineradores, a GTX 1050 Ti surge como uma tentativa de suprir a demanda para PCs low-end. As placas de vídeo de 4GB de VRAM não são tão atraentes para mineradores, já que a mineração da criptomoeda Ethereum, por exemplo, requer mais do que isso.

Fonte: PC Gamer, VideoCardz
  • Redator: Iraci Falavina

    Iraci Falavina

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.