Créditos: Asus/Divulgação

Asus acaba com parafusos para fixar SSDs M.2 em suas placas-mãe

Chega de perder aqueles pequenos parafusos que vêm com o seu PC

A Asus acabou com os pequenos parafusos para fixar SSDs M.2 em suas novas placas-mãe. Essas peças poderiam ser um grande problema para usuários menos organizados, já que elas eram bastante fáceis de perder – seja dentro do seu gabinete ou no tapete da sua casa.

Em seu lugar, a fabricante taiwanesa implementou um sistema de trava livre, que vai facilitar bastante a instalação de SSDs NVMe. Conhecido como "Q-Latch", esse recurso trava o seu SSD no lugar apenas com uma leve rotação.

Basta você girar a trava e o seu drive de armazenamento já está instalado. A Asus anunciou o recurso e proporcionou uma visão inicial de como o sistema funciona através de um vídeo publicado na sua conta oficial do Twitter.

Esse sistema de travas será usado a partir das novas placas-mãe Asus Z590, que chegarão com suporte aos processadores Intel Core de 11ª geração (codinome "Rocket Lake-S"). Esses novos modelos deverão ser lançados no mês de que vem, março de 2021.

- Continua após a publicidade -

Como explica o site PC Mag, essa pode até ser uma pequena mudança, mas que certamente é muito bem-vinda. Afinal, um SSD NVMe é um bom recurso para quem quer tirar o máximo desempenho do seu PC, ainda mais com a chegada dos jogos de nova geração.

Só que o processo de instalação costumava ser, no mínimo, irritante. Afinal, normalmente ele envolve parafusos de tamanho bastante reduzido, que têm uma tendência a ir parar fora do seu lugar ou de se perder em algum canto do gabinete.

Também é relativamente fácil de se perder os parafusos ou os espaçadores que sobram depois da instalação. Com isso, você fica impedido de instalar um novo SSD NVMe até comprar peças de reposição para as que você perdeu.

Outro lado positivo é que o sistema de trava já vem de fábrica na placa-mãe e é incorporado diretamente em seu design. O principal ponto negativo é que essa trava parece ser feita de plástico, o que coloca dúvidas sobre a sua durabilidade.

Via: PC Mag, Toms Hardware
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.