Créditos: Divulgação: Intel

Fabricantes confirmam suporte para CPUs Core de 11ª geração em placas H410 e B460

Situação já aconteceu em outras gerações, especialmente com placas-mãe AMD soquete AM4
Por Fabio Feyh 08/02/2021 18:30 | atualizado 10/02/2021 09:12 Comentários Reportar erro

Atualização 10/02: Novas informações confirmam que o motivo dos chipsets H410 e B460 não suportarem oficialmente os novos processadores, está mesmo relacionado a processo de fabricação de 22nm contra 14nm do H470 e Z490. Outro detalhe é que esses chipsets são baseados em uma versão mais antiga do Intel ME (Management Engine), que tem limitações de comunicação com os processadores Rocket Lake-S. De acordo com algumas notícias, o motivo do uso inicial do processo de 22nm nos dois chipsets mais baratos estaria relacionado a restrições de produção em volume para mais chipsets em 14nm. Alguns fabricantes também teriam contornado o problema lançando versões novas das placas-mãe, dessa vez já com os chipsets fabricados no novo processo de 14nm, dessa forma conseguem adicionar o suporte aos processadores Rocket Lake-S.

Então uma placa H410 ou B460 vai ou não ter suporte a CPUs Intel 11ª geração? A resposta ficou o desconfortável "depende". O único jeito seguro de ter uma resposta é acessar o site oficial da versão específica do seu produto e verificar se há uma atualização de BIOS da fabricante dando suporte.


Apesar da Intel confirmar que placas-mãe com chipset B460 e H410 não teriam suporte para os novos processadores Core de 11ª geração, como comentei na noticia original, as fabricantes foram rápidas e informaram que alguns modelos de placas com esses chipsets terão suporte aos processadores Rocket Lake, CPUs que irão chegar ao mercado nas próximas semanas.

O suporte pode não acontecer em todos os modelos com chipset H410 e B460

Esse tipo de situação não é uma novidade, e muito menos exclusividade de placas-mãe da Intel. Como também destacamos nessa outra notícias, a AMD também já entrou em conflito com fabricantes, criando restrições que na prática as fabricantes adicionaram suporte por conta própria, através de novas versões de BIOS. Citei inclusive um caso de um modelo de placa-mãe que analise, onde a ASUS adicionou suporte a linha completa de processadores Ryzen soquete AM4 na placa-mãe TUF Gaming B550M-Plus, situações que acontece com outros modelos de placa de todos os principais fabricantes, desde que os mesmos passem por validações necessárias.

- Continua após a publicidade -

De acordo com o Tom´s Hardwares, o motivo da Intel ter "removido" oficialmente o suporte seria pelo fato dos chipsets H410 e B460 usarem o processo de fabricação antigo de 22nm, aliado a um projeto com características não ideais para uso com a nova linha de processadores. Porém algumas das fabricantes fariam os CPUs "entenderem" que ela é uma H470 e dessa forma validar os novos processadores, considerando que esses modelos de placas-mãe foram certificados para uso pelas fabricantes por trazer uma versão revisada dos chipsets já fabricados em 14nm.

Placas-mãe com chipset H470 e Z490 já receberam a confirmação do suporte da Intel para os processadores Core de 11ª geração, inclusive em algumas de nossas análises mostramos que alguns fabricantes até indicavam o suporte a PCI-Express 4.0, como com a Gigabyte Z490 AORUS Xtreme, confirmando que os novos processadores trariam essa tecnologia, o que de fato aconteceu.

No tweet abaixo, da área de suporte da MSI, é possível notar que a empresa confirma a compatibilidade através de atualização de BIOS, com os modelos Z490 sendo os primeiros a receber a atualização.

Fonte: Tom´s Hardware, TechPowerUp
Tags
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.