Créditos: Videocardz

AMD pode lançar resposta ao Nvidia DLSS em março, aponta rumor

Empresa estaria preparando a tecnologia FidelityFX Super Resolution e uma nova versão do Radeon Game Boost

A AMD pode lançar em breve uma tecnologia capaz de rivalizar com o DLSS, solução de upscaling da Nvidia que utiliza inteligência artificial para garantir mais frames por segundo em jogos no PC. Segundo o Videocardz, a empresa pode lançar uma tecnologia chamada FidelityFX Super Resolution até março.

A nova ferramenta foi prometida pela AMD no ano passado, quando a companhia lançou a série de placas de vídeo Radeon RX 6000. Após meses sem dar notícias sobre o assunto, a AMD Pode lançar o FidelityFX Super Resolution no fim do trimestre com uma atualização de driver para as novas GPUs da marca.


(Imagem: Videocardz/Reprodução)

Até o momento, ainda não está claro como o FidelityFX Super Resolution funcionará ou seu método de aplicação nos games. Em um slide vazado, a AMD disse que está trabalhando com desenvolvedores para lançar a tecnologia. A declaração pode ser um indicativo de que a ferramenta não será tão abrangente em sua chegada ao mercado.

Segundo um comunicado da AMD enviado ao The Verge no ano passado, a empresa pretende lançar uma tecnologia de upscaling aos moldes do DLSS que será de código aberto e, em tese, poderá ser implementada até mesmo nos consoles da nova geração. Considerando o histórico da ferramenta da Nvidia, pode ser que a AMD ainda demore para alcançar todos os seus desejos com a ferramenta.

- Continua após a publicidade -

A primeira geração do DLSS apresentou alguns problemas em entregar imagens de alta definição, e a tecnologia só passou a entregar o efeito prometido de forma mais clara a partir da versão 2.0, que se tornou importante para a estratégia da Nvidia. Atualmente, a ferramenta é um complemento essencial para rodar jogos com Ray Tracing em resoluções até 4K e acima dos 60 quadros por segundo.

Novo Game Boost

Além do FidelityFX Super Resolution, a AMD também estaria trabalhando em uma nova versão do Radeon Game Boost. A ferramenta traria uma solução mais abrangente para melhorar a performance dos games com base na resolução. 

Segundo explica o Videocardz, o novo pacote de tecnologias Game Boost deixará de utilizar aprendizado de máquina e tenta melhorar a performance utilizando resolução dinâmica em apenas partes da cena com mais movimentação, mantendo a resolução alta em objetos mais estáticos. O objetivo é reduzir os problemas com inconsistência na performance que aconteciam na implementação anterior.

A versão atual da tecnologia da AMD  já utiliza resolução dinâmica para tentar garantir mais frames por segundo, mas trabalha reduzindo a resolução de todo o quadro. A nova versão promete entregar resultados mais precisos e sem quedas perceptíveis na qualidade da imagem.

- Continua após a publicidade -

A AMD ainda não confirmou as informações e lançamento do novo Radeon Game Boost e o FidelityFX Super Resolution ainda não tem data para acontecer. Resta aguardar até o fim de março para descobrir se os rumores são verdadeiros.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Videocardz
Assuntos
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.