Créditos: Silicon Motion / Tom´s Hardware

SSDs com até 16.000MB/s - Silicon Motion já desenvolve controlador PCIe 5.0

O controlador é responsável pelo suporte das principais tecnologias do SSD

A Silicon Motion, uma das grandes empresas do ramo de controladores integrados para SSDs, anunciou que já está desenvolvendo um novo controlador compatível com o barramento PCIe 5.0, que deve chegar oficialmente em placas-mãe no final desse ano. Como grande destaque, o barramento vai alcançar velocidades de até 16.000MB/s, mais do que dobrando a velocidade dos SSDs PCIe 4.0 mais rápidos da atualidade.

O barramento PCIe 4.0 x4 possibilita SSDs alcançarem até 8.000MB/s, sendo que a nova versão PCIe 5.0 dobra esse valor para 16.000MB/s, desde que no caso de SSDs o controlador ofereça suporte a essa velocidade, assim como outros componentes, como por exemplo memórias NAND.

PCIe 5.0 vai proporcionar SSDs com até 16.000MB/s

SSDs estão entre os maiores beneficiados do avanço no aumento de banda dados maior que trafega sobre os canais PCI-Express, ao menos em teoria, já que não conseguimos ver de forma prática ganhos tão bons, já mostramos isso na análise do WD_Black SN850, um SSD de alta velocidade que pode alcançar até 7.000MB/s, mas que além de depender de vários fatores como hardware compatível, em cenários práticos a velocidade é semelhante a um bom SSD PCIe 3.0. Os resultados onde a diferença fica favorável aos modelos mais rápidos está nos testes de benchmarks sintéticos, mas que acabam não se aplicando a cenários reais.

Em se tratando do barramento PCIe 5.0, em seu limite a velocidade poderá alcançar até 64GB/s, isso quando falamos de um barramento PCIe 5.0 16x, utilizado por placas de vídeo por exemplo, ou mesmo placas dedicadas para múltiplos SSDs, que configurados em RAID poderão ultrapassar os 16.000MB/s (ou 16GB/s) de uma conexão PCIe 5.0 x4.

A tabela abaixo mostra o limite de cada um dos barramentos em diferentes versões do PCIe.

- Continua após a publicidade -


Fonte: Guru3D

Fora do mercado de consumidores, quem mais irá se beneficiar com esse tipo de tecnologia é o segmento de servidores, que realmente conseguem fazer melhor uso de velocidades e tecnologias como essas. Até hoje em PCs Desktop não conseguimos ver grande diferenças entre um bom SSD NVMe intermediário e o modelo mais rápido que existe PCIe 4.0, ficando na promessa disso acontecer com uma implementação focada nos benefícios dos SSDs por parte dos desenvolvedores, como em games, por exemplo.

Para quem quiser saber mais a fundo sobre SSDs, além de ver uma série de comparativos com alguns dos modelos mais populares do mercado, recomendamos conferir o artigo abaixo:

Guia completo sobre SSD - Tecnologias, formatos, capacidade, testes, preços e mais

Guia completo sobre SSD - Tecnologias, formatos, capacidade, testes, preços e mais
De informações técnicas a comparativos entre modelos antigos e novos com atualizações constantes

Fonte: Tom´s Hardware, Guru3D
Assuntos
Tags
ssd
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

Você quer processadores da AMD com gráficos integrados

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.