Índice do Artigo

Notícias

EVGA leva GeForce dual GPU misteriosa (GTX 590?) para a CES 2011

O estande da EVGA estÁ atraindo bastante atenção do público presente na CES 2011, tudo porque a companhia estÁ com uma misteriosa VGA em exposição.

A empresa não divulgou muitos detalhes acerca do produto, a não ser pelo fato da placa contar com duas GPUs Fermi!

Dado o fato da EVGA ser uma parceira exclusiva da NVIDIA, é justo especular que pode se tratar da aguardada GeForce GTX 590 (hÁ quem diga que a placa se chamarÁ GTX 595).

Como pode ser visto nas imagens, a VGA tem 3 saídas DVI, reforçando assim a experiência da tecnologia multimonitor Surround Gaming da NVIDIA, em resposta ao Eyefinity da AMD.




O grande mistério ainda persiste, ou seja, qual chip grÁfico estarÁ presente na placa. A presença de 8 chips de memória GDDR5 de 1 gigabit da Samsung (K4G10325F) na parte de trÁs do PCB, 4 por GPU, pode significar no mínimo uma VGA com 1GB de memória. Uma possibilidade é que com 8 chips DRAM na outra face do PCB, a placa teria um total de 2GB.

Caso a tese se confirme, significaria que somente 4 de cada 6 controladoras de memória/partições ROPs do chip GF110 estarão ativadas. É possível ainda que existam 12 chips DRAM na parte frontal do PCB, com 5 controladoras de memória/ROPs ativadas, combinando assim com as especificações da GTX 570.

A presença do conector SLI indica a possibilidade de uma configuração altamente robusta, através do uso da tecnologia 4-way SLI (2 VGAs dual GPU, ou 4 GPUs).

Por fim, a placa misteriosa conta com uma solução especial de refrigeração da EVGA, contando com 3 ventoinhas e um imenso corpo de dissipação de calor.

Especula-se que a tal dual-GF110 deverÁ chegar ainda no primeiro trimestre do ano, período que coincidirÁ com a Radeon HD 6990 (Antilles), placa dual GPU da AMD.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções