Créditos: Reprodução // WccfTech

Placas RX 6700 de 12GB da GIGABYTE aparecem em site de registros da Eurásia

Dentre os modelos registrados estão a AORUS, topo de linha, além das séries Gaming OC e Eagle OC
Por Daniel Trefilio Carvalho 05/02/2021 10:19 | atualizado 05/02/2021 10:19 Comentários Reportar erro

A Gigabyte está às vésperas de lançar seus modelos de placas AMD Radeon RX 6700 XT, e o que reforça isso é o fato de já ter enviado as especificações de registro para o site EEC (Eurasian Economic Comission). Os dados de registro indicam diversos modelos e confirmam as 12GB de memória GDDR6.

São ao todo 6 linhas de modelos listadas, sendo 5 modelos custom, além do modelo referência que já havia sido visto em vazamentos. O modelo custom topo de linha da Gigabyte será a RX 6700 XT AORUS, mas a fabricante irá incluir no lançamento modelos das linhas Gaming (OC) e Eagle (OC), placas que costumam oferecer um bom custo-benefício além da possibilidade overclock de fábrica via software.

Apesar do registro dos modelos ter sido feito já com as 6 variações de uma vez, isso não quer dizer que os lançamentos em si serão simultâneos, e a julgar pela estratégia já adotada pela Gigabyte em anos anteriores, é possível esperar que as placas topo de linha só chegarão ao mercado um pouco depois dos modelos Gaming e Eagle.

As seguintes placas foram registradas até o momento:

- Continua após a publicidade -
  • Gigabyte RX 6700 XT AORUS (GV-R67XTAORUS E-12GD)
  • Gigabyte RX 6700 XT Gaming OC (GV-R67XTGAMING OC-12GD)
  • Gigabyte RX 6700 XT Gaming (GV-R67XTGAMING-12GD)
  • Gigabyte RX 6700 XT Eagle OC (GV-R67XTEAGLE OC-12GD)
  • Gigabyte RX 6700 XT Eagle (GV-R67XTEAGLE-12GD)
  • Gigabyte RX 6700 XT (GV-R67XT-12GD-B)

No primeiro momento é certo que teremos a placa de referência logo no lançamento, Gigabyte RX 6700 XT (GV-R67XT-12GD-B), mas mesmo com os exatos números dos modelos das placas, além da data de validade do registro que expira em 30 de novembro de 2026, quando é de praxe a renovação do mesmo, não é possível identificar em lugar algum do documento uma data oficial de lançamento das placas. A AMD declarou oficialmente que podemos esperar as Radeon RX 6700 XT para desktops ainda para o primeiro semestre de 2021, mas rumores especulam que as placas poderiam chegar logo no final do primeiro trimestre.

Quanto às especificações, as linhas RX 6700 XT e RX 6700 contarão respectivamente com as GPUs Navi 22 XT e Navi 22 XL. Enquanto a Radeon RX 6700 XT terá a sua disposição 40 unidades computacionais e 2560 processadores stream, enquanto a linha equipada com o Navi 22 XL terá uma configuração um pouco reduzida. Todos os modelos esperados até o momento virão com 12 GB de memória GDDR6 e interface de 192-bits. A AMD provavelmente utilizará dies de 16 Gbps, garantindo uma largura de banda de 384 GB/s para as novas RX 6700 XT.

- Continua após a publicidade -

O modelo referência de dois slots terá um formato um pouco mais compacto que o de três slots, mas com design similar, trazendo duas, em vez de três, ventoinhas sobre os dissipadores, com um “R” do logotipo da linha Radeon entre elas e ao centro de cada ventoinha.

O logotipo em si será iluminado por LEDs e o modelo terá um recorte no design da carcaça para auxiliar a expelir o calor dos dissipadores de alumínio. A alimentação será via dois conectores de 8 pinos, mas é possível que existam modelos com alimentação otimizada ou menos exigente que tragam a configuração 8+6-pinos.

O que já se sabe sobre as placas RX 6000 com arquitetura RDNA 2 foi compilado em uma tabela pelo site WCCFTECH:

Via: WccfTech
Tags
  • Redator: Daniel Trefilio Carvalho

    Daniel Trefilio Carvalho

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.