Créditos: Divulgação/PlayStation

Kraken do PS5 consegue reduzir tamanho de games em até 42%

A tecnologia de compressão de arquivos do PS5 se mostrou muito superior ao Xbox Series X

O PlayStation 5 é integrado com uma poderosa tecnologia de compressão de arquivos. Recentemente, os primeiros games estão começando a flexibilizar a nova tecnologia Kraken do console. O Control Ultimate Edition é um dos primeiros títulos a usar a vantagem, conseguindo reduzir pela metade do tamanho, em relação ao Xbox Series X e S.

Já se sabia que a tecnologia estava presente no console, mas ainda não era muito nítida qual a sua capacidade. Com o game Control ficou muito fácil de entender a eficiência do sistema implementado pela Sony.

Segundo informações do site TweakTown, o Control Ultimate Edition funciona em apenas 25 GB no PS5. Esse arquivo conta com texturas de resolução de 4K e todas as otimizações de PS5. Ou seja, a qualidade das imagens é mantida, mas com uma redução de 42% em relação ao tamanho do arquivo nos consoles concorrentes.

Para um comparativo direto, o mesmo título no Xbox Series X e S possui 42 GB. No console de geração anterior da Sony, o PlayStation 4, não há muita diferença, uma vez que o game possui 24 GB. Com apenas 1 GB a mais o game possui um salto de qualidade na nova geração.

- Continua após a publicidade -

O sistema de compressão usado pelo PS5 é o novo Oodle Kraken da RAD Game Tools. Ele é o responsável pela notável melhora de compressão de dados. O Kraken funciona como um conjunto de ferramentas, que trabalha em cooperação com o novo SSD PCIe 4.0 totalmente personalizado do PS5. Também há a integração do controlador de memória de 12 canais, que permite velocidades de dados compactados de até 9 GB/s.

Já o Xbox Series X e S, usam o sistema de compressão BCPack proprietário. Não há muitas explicações sobre o seu uso e funcionamento no console. A Microsoft não deu nenhuma explicação detalhada sobre a tecnologia. O que se sabe é que o codec é especificamente otimizado na compressão de texturas.

A diferença entre os dois sistemas é bastante evidente com Control. O PlayStation 5 se mostra muito superior ao concorrente, conseguindo otimizar espaço importante em sua memória. Considerando que há uma versão totalmente digital do console da Sony, essa tecnologia é extremamente importante para o uso a longo prazo. 

Via: TweakTown
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.