Créditos: CSITQuestions

Intel Xeon "Sapphire Rapids" para LGA4677-X aparece em suas primeiras imagens

Imenso processador para servidores deve ser o primeiro da Intel com suporte a PCIe 5.0

A próxima geração de processadores da Intel para servidores apareceu nessa semana em algumas de suas primeiras imagens. O Intel Xeon "Sapphire Rapids" vai ser compatível com LGA4677-X e deve marcar a estreia do PCIe 5.0 no segmento. Confira abaixo parte de cima e de baixo do componente "parrudo".

Mesmo sem um referencial é possível dizer pela foto da amostra de engenharia que o novo processador parece até maior que um Epyc, da AMD, com quem ele vai competir diretamente. A imagem foi vazada por YuuKi-AnS, num microblog chinês chamado bilibili (que aparece na marca d'água).

O primeiro Sapphire Rapids deve fazer sua estreia neste ano, trazendo 8 canais para comunicação com memórias DDR5, um número considerável de lanes PCIe 5.0 e interconnect ComputeXpress (CXL). O processador é fabricado no processo de 10nm Enhanced SuperFin e usa núcleos Willow Cove renovados. Segundo o TechPowerUp, também temos a promessa de IPC (instruções por clock) aumentado em relação aos modelos Ice Lake-SP de processadores.

O responsável pelo vazamento diz que o processador vai usar memórias de alta banda (HBM) que aparecem em quatro stacks do componente.

- Continua após a publicidade -

A Intel ainda não falou oficialmente sobre seu processador Sapphire Rapids, mas como tudo na tecnologia, especulações e vazamentos não faltam. Pra começar, um vazamento de dezembro aponta para 56 núcleos no componente, operando em HyperThreading para 112 threads. Espaço para isso é o que não falta. Como esperado em contagens tão elevadas de núcleos, ele deve ser fabricado com tecnologia MCM, que junta dois dies num único processador final.

Os processadores devem aparecer, para começar, no supercomputador da própria fabricante, o Aurora. Espera-se que ele seja revelado com dois desses imensos processadores funcionando junto com seis GPUs Ponte Vecchio. Essas unidades processadoras de gráficos foram reveladas pelo próprio Raja Koduri recentemente. Diferente da CPU, fabricada em 10nm, essas GPUs seriam feitas em 7nm.

A Intel deve fazer uma revelação oficial dos novos processadores ainda neste ano.

Fonte: TechPowerUp, WCCFTech
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.