Créditos: Sony

PS5 vendeu 4,5 milhões de unidades no final de 2020 - o triplo das vendas do PS4

Último trimestre do ano passado foi o melhor da história do Playstation em finanças

Apesar dos baixos estoques, o PS5 conseguiu vender um volume impressionante de unidades de outubro a dezembro de 2020. Foram 4,5 milhões de consoles vendidos durante o período, um número três vezes maior do que as vendas de unidades do PS4. Claro que essa diferença é esperada, já que um vídeo game de nova geração "substitui" o anterior - ainda mais quando é retrocompatível - mas o trimestre foi o melhor da história da marca Playstation para as rendas da Sony.

Para garantir o sucesso e esse alcance impressionante do PS5, a Sony está vendendo os consoles com perda para manter um valor competitivo. Isso significa que cada unidade custa mais para fabricar do que o valor que está sendo vendida, mas a estratégia da fabricante está em recuperar esse dinheiro no software. A soma da venda de consoles e jogos que resultou no melhor trimestre que o Playstation já teve.

De outubro a dezembro de 2020 a Sony viu um aumento de 40% na renda do seu segmento de games, resultando em ganhos de 883,2 bilhões de ienes (R$ 45 bilhões). O lucro das operações foi impulsionado pelas vendas de games a um crescimento de 50%, alcançando 80,2 bilhões de ienes (R$ 4 bilhões). Esse valor também inclui o número de inscrições da Plus e margens melhores de lucro nas vendas do PS4.

As vendas do PS4, aliás, caíram em 77% no último trimestre, resultando em apenas 1,4 milhão de unidades vendidas. O número foi menor do que o obtido entre julho e setembro, sendo que as vendas de fim de ano são bem mais aquecidas. Isso mostra que a maioria dos compradores migrou diretamente para a nova plataforma.

O número de 4,5 milhões de unidades vendidas no primeiro trimestre de "vida" do PS5 é comparável ao mesmo período para o PS4. O console da geração passada vendeu mais ou menos a mesma quantidade de unidades no trimestre de seu lançamento. Isso levanta então o questionamento de quantas unidades será que o PS5 teria alcançado se os estoques suprissem as demandas.

Fonte: The Verge
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.