Créditos: Azeron

Conheça o Azeron, teclado gamer em formato de garra para jogadores de MMO

O protótipo do produto começou a ser desenvolvido em 2012, quando o criador não se adaptou à gameplay de Guild Wars 2 com teclado

A Azeron lançou um teclado gamer em formato de mão, direcionado para jogadores de MMO RPG. Mas ele esconde uma história. O designer responsável, Imants, teve a ideia do projeto em 2012, quando não conseguiu se adaptar a jogar Guild Wars 2 utilizando teclado e mouse.

Azeron/Reprodução

Imants disse que procurou no mercado um produto que tornasse a gameplay mais confortável, mas não achou. Isso o motivou a iniciar a concepção do “teclado”, inicialmente para fins pessoais.

Ele publicou em 2017, no site GeekHack, um resumo de seus testes — iniciados cinco anos antes — e das diferentes etapas pelas quais o produto passou. A primeira versão era de madeira, com botões vermelhos e um pequeno joystick

GeekHack/Reprodução

- Continua após a publicidade -

O problema do protótipo era a posição dos botões — era complicado, segundo ele, ter que ficar olhando para o dispositivo para posicionar corretamente a mão sobre os botões. A versão seguinte já era mais parecida com o produto final:  

GeekHack/Reprodução

Foram, ao todo, sete versões. A madeira foi substituída por impressão 3D e o produto pode ser reconhecido em PCs tanto como controle quanto como teclado. Ele também possui 26 teclas programáveis, um botão direcional de 5 vias e um stick analógico.

O teclado Azeron tem como objetivo permitir que as infinitas interações em MMOs sejam personalizadas, a fim de facilitar a experiência. Afinal, como disse o criador, “os dedos estão sempre nos mesmos lugares”.

Azeron/Reprodução

- Continua após a publicidade -

O primeiro Azeron foi vendido em 2017, e em 2019, a empresa Azeron foi fundada na Letônia. Inicialmente, a companhia contava apenas com Imants e sua esposa, Inga, entretanto em 2020, o número de funcionários saltou para 60.

O teclado Azeron já está disponível para compra na loja online da fabricante, por 180 dólares. Entretanto, a empresa avisa que o envio será feito apenas daqui a um período entre 1 e 3 meses, devido a complicações na cadeia de suprimentos, causadas pela pandemia de COVID-19.

Fonte: PC Gamer, GeekHack, Azeron
Tags
  • Redator: Iraci Falavina

    Iraci Falavina

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.