Créditos: Reprodução/Xbox/PlayStation

Nova versão do iOS traz suporte aos controles de PS5 e Xbox Series X|S para iPhones e iPads

Atualização 14.5 do sistema operacional mobile da Apple permite que usuários conectem os novos controles através do Bluetooth

A nova versão do controle Xbox Series X|S, junto com o DualSense, controle do PlayStation 5, podem ser utilizados em outros dispositivos, como no PC e também em smartphones equipados com o sistema Android, e agora, eles estão ganhando suporte para mais uma plataforma. 

Recentemente, a Apple começou a disponibilizar a atualização 14.5 dos seus sistemas operacionais para dispositivos móveis, iOS (para iPhones) e iPadOS (para iPads), para usuários cadastrados no programa de testes da empresa. Entre as várias novidades introduzidas nessa versão, está a inclusão do suporte nativo ao DualSense e ao novo controle do Series X|S.

Esse suporte já era prometido pela empresa da maça desde novembro, quando anunciou estar trabalhando em conjunto com a Microsoft para tornar compatível o controle dos novos consoles para os iPhones e iPads. Antes, era possível utilizar apenas o DualShock 4 e o joystick do Xbox One nesses aparelhos através da conexão Bluetooth.

Para conectar o aparelho com os novos controles, basta definir o DualShock ou o joystick do Xbox Series X|S no modo de emparelhamento e, em seguida, vá para a área “Bluetooth” no aplicativo "Configurações". O controle deverá aparecer no guia “outros dispositivos”, bastando realizar o pareamento e, assim, permitindo ao jogador utilizar ele em jogos que trazer suporte ao joystick.

- Continua após a publicidade -

Isso mostra o esforço das empresas em tornar compatível os controles dos consoles da nova geração em suas plataformas. A Steam, por exemplo, foi uma das primeiras a trazer o suporte ao DualSense ao PC, e assim, permitindo que os jogadores utilizem o controle do PlayStation 5 nos jogos que foram adquiridos na plataforma da Valve.

Mais recentemente, a Nvidia lançou uma atualização para o Shield TV e Shield TV Pro, e como novidade, tornou possível a utilização do DualSense e do controle do Xbox Series X|S nesses dispositivos. Com isso, o usuário pode usar os novos controles para jogar jogos Android ou títulos de PC por meio do serviço de streaming GeForce Now.

Fonte: The Verge
  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.