Créditos: Reprodução // AMD

Monstruoso AMD Epyc tem 64 núcleos e 128 threads com TDP de 280W

Processadores para servidores da nova linha Zen 3 EPYC Milan trazem muitos incrementos de desempenho sem aumentar TDP do antecessor

A Intel ainda detém grande parte do mercado de processadores para workstations e servidores, mas nos últimos dois anos, a AMD vem num crescente de vendas dentro desse nicho, e não a toa, pois suas recentes linhas de processadores voltadas para essas máquinas conseguem oferecer CPUs geralmente mais rápidos, baratos e mais seguros. Isto posto, é natural que a indústria esteja ansiosa para os processadores EPYC da linha ZEN3, uma vez que esses modelos naturalmente vão oferecer ganhos, possivelmente consideráveis, no valor de IPCs (Instruções-Por-Ciclo).

Além desse ganho de IPCs, ao trazer também um ostensivo suporte a canais de memória DDR4 e incremento de pistas PCIe 4.0, isto poderá representar um novo e importante capítulo para a indústria de data-centers. O socket da terceira geração dos processadores EPYC Milan será o mesmo dos Zen 2 EPYC Rome, facilitando que empresas que já utilizam a linha atual consigam migrar para a próxima geração com um custo total menor por não haver necessidade de atualização de outro componentes além do próprio processador. Alguns dos novos modelos da linha Zen 3 EPYC Milan virão equipados com 64 núcleos e 128 threads, oferecendo as mesmas 128 pistas PCIe 4.0, incluindo os EPYC 7713(P), que são projetados visando a relação custo-benefício entre valor e desempenho.

Pouca coisa além disso havia sido divulgado até o momento sobre as especificações completas dos novos processadores voltados para o mercado de servidores, contudo no último dia 29 de janeiro, o perfil ExectuableFix postou no Twitter um diagrama apontando o que representa cada valor no SKU dos processadores EPYC, além de ter compartilhado as especificações completas dos EPYX 7003 Milan com o site Videocardz, que destrinchou e compilou em uma tabela de fácil visualização, onde foi possível observar que o modelo EPYC 7763, novo carro chefe da AMD dentro desse nicho, apresentam os mesmos 280W de TDP dos modelos topo de linha da geração de arquitetura Zen 2.

- Continua após a publicidade -

Durante a CES 2021, a AMD apresentou uma preview onde o EPYC Milan de 32 núcleos teria um desempenho até 68% superior ao Intel Xeon 6258, comparação que se justificaria por ser, possivelmente, a faixa do mercado de servidores pela qual os modelos em questão estriam disputando.

A AMD confirmou alguns dias atrás durante a divulgação de rendimentos do 4º trimestre do ano fiscal que o lançamento da Zen 3 EPYC Milan está planejado para março de 2021.

Via: Guru3D
Tags
amd
  • Redator: Daniel Trefilio Carvalho

    Daniel Trefilio Carvalho

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes.

Você quer processadores da AMD com gráficos integrados

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.