Créditos: Oliver Clarke/PxHere

Frete de contêineres da China para o Brasil dispara e preços devem subir

Alta histórica estava se acumulando há meses com retomada da economia mundial

O preço de produtos de hardware, e em especial dos periféricos, deverá disparar nos próximos meses. Ao menos essa é a expectativa do mercado após um aumento histórico no custo do frete de contêineres da rota entre a China e o Brasil.

Essa alta está se acumulando desde outubro de 2020 e foi causada pela retomada da economia global após restrições causadas pela COVID-19 e um consequente aumento na procura por produtos chineses.

Esse cenário já começa a preocupar lojistas que participam de grupos dedicados a periféricos no Facebook. Afinal, uma mudança dessas deve afetar os lotes de produtos que chegarão a partir de março de 2021 ao mercado brasileiro.

Como os impostos só são calculados após ser aplicado o valor do frete, teme-se que teremos um efeito "bola de neve" – onde os preços aumentarão de maneria ainda mais acentuada. Caso esse cenário se concretize, os periféricos de marcas pequenas ou médias podem ter seu preço aumentado entre 25% e 50%.

Algumas companhias podem até desistir de importar essa categoria de produtos, já que a cobrança de valores exorbitantes tornaria a sua comercialização inviável. Há a preocupação de que o mesmo pode acontecer com cadeiras, especialmente as do mercado gamer – que também costumam ser trazidas em importações por contêineres da China.

- Continua após a publicidade -

Essa mudança afeta especialmente os produtos que vêm para o Brasil de navio, trazidos dentro de contêineres que contêm menos de US$ 100.000 (R$ 546.223 em conversão direta) em valor.

De acordo com o Valor Econômico, essa escalada de preços também aparece como resultado de problemas logísticos, assim como por causa de um descompasso entre a oferta e a demanda que se viu em 2020.

Afinal, assim que foi declarada a pandemia de COVID-19, diversas empresas deixaram de fazer pedidos de frete ou até mesmo cancelaram viagens de navios de carga que já estavam programadas.

Esperava-se uma queda na demanda pelos produtos, mas não foi isso que aconteceu. Ao invés disso, o consumo aumentou em todo o planeta – especialmente no caso de itens para home office.

- Continua após a publicidade -

Portanto, se você está pensando em comprar um periférico ou uma cadeira, é bom ficar de olho nos preços. Afinal, a expectativa é de que os aumentos que se vê agora no frente serão refletidos no mercado brasileiro a partir de março. Esse é o tempo necessário para a viagem do navio de carga entre China e Brasil, já adicionado o prazo de ocorrer liberação no porto.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Portos e Navios
Assuntos
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.