Manta acústica torna objetos "invisíveis" ao sonar

Pesquisadores da Universidade de Ilinóis desenvolveram uma manta acústica, tornando os objetos subaquÁticos "invisíveis" ao sonar e demais ondas ultra-sônicas.

Apesar de a primeira vista ser algo fantasioso e de filmes de ficção científica, o professor de engenharia mecânica responsÁvel pelo projeto, Nicholas Fang, garante que a tecnologia é real. De acordo com Fang, o princípio bÁsico pro trÁs da manta acústica estÁ no controle das ondas sonoras pela reflexão e torção em um maquinador de ambiente.

A equipe do professor Fang projetou uma manta cilíndrica bidimensional composta de 16 anéis concêntricos de circuitos acústicos estruturados para guiar as ondas sonoras. Cada anel tem um índice de refração diferente, significando que as velocidades das ondas sonoras variam dos anéis exteriores para os interiores.

 "Basicamente a manta acústica é um conjunto de cavidades que são conectadas por canais. O som vai se propagando dentro desses canais, e as cavidades são projetadas para diminuir as ondas para baixo", disse Fang.

- Continua após a publicidade -

Como acelerar requer energia, as ondas sonoras em vez de se propagarem em torno dos anéis exteriores da manta, são guiados pelos canais em circuitos acústicos especialmente estruturados. Na verdade, os circuitos dobram as ondas sonoras em torno das camadas externas do manto.

The researchers tested the cloak by submerging a steel cylinder in a tank with an ultrasound source on one side and a sensor array on the other. When they placed the cylinder inside, it disappeared from their sonar.

Os pesquisadores testaram o manto submergindo um cilindro de aço em um tanque com uma fonte de ultra-som de um lado e um sensor do outro. Quando a manta revestiu o cilindro, este desapareceu no  sonar.

De acordo com a equipe, uma grande vantagem do manto acústico é que esta pode cobrir uma ampla gama de comprimentos de onda de som – de 40 a 80 KHz. E com uma pequena modificação, a tecnologia poderia, teoricamente, ser ajustada para cobrir dezenas de megahertz.

Por fim, os pesquisadores informaram que jÁ estão analisando uma série aplicações para a tecnologia, que vai desde a Área militar de camuflagem, passando pela proteção sonora na Área médica.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.