Créditos: reddit / r/WallStreetBets

Discord bane servidor de WallStreetBets por discurso de ódio

A moderação do subreddit aparentemente não compactua com conteúdo que levou ao banimento, mas tampouco assumiu responsabilidade
Por Daniel Trefilio Carvalho 28/01/2021 13:25 | atualizado 28/01/2021 13:44 Comentários Reportar erro

Após a polêmica dos “short squeezes” da AMC e GameStop envolvendo o subreddit r/wallstreetbets, ele acabou ganhando muita visibilidade e cobertura na mídia de maneira geral, e ainda que os usuários assíduos do fórum tenham enviado defesas fervorosas a canais como IGN por conta dessa atenção pelos motivos indesejados, isto provavelmente fez com que curadorias de outras plataformas se movimentassem para não ser implicados caso contas relacionadas ao WallStreetBets passem por escrutínio. 

A primeira plataforma a se posicionar foi o Discord, que baniu o servidor do WallStreetBets da plataforma, mas deixando claro que a punição não estava de qualquer forma relacionada a “suposto caso de fraude financeira envolvendo papéis da GameStop e de outras empresas”, mas por discurso de ódio.

O servidor WallStreetBets já estava no radar da nossa equipe de Confiança e Segurança há algum tempo devido a conteúdos ocasionais que violam nossas Diretrizes da Comunidade, incluindo discurso de ódio, glorificando a violência e espalhando desinformação.

Ao longo dos últimos meses, emitimos diversos avisos ao administrador do servidor. Hoje, decidimos remover o servidor e seu proprietário da Discord por continuar a permitir conteúdo odioso e discriminatório após avisos repetidos. Para deixar claro, não baníamos este servidor devido a fraudes financeiras relacionadas ao GameStop ou outras ações. O Discord recebe uma ampla variedade de discussões sobre finanças pessoais, desde clubes de investimento e day traders até estudantes universitários e consultores financeiros profissionais. Estamos monitorando essa situação e, caso haja alegações de atividades ilegais, cooperaremos com as autoridades conforme apropriado.

- Continua após a publicidade -

Além disso, na noite do dia 27 de janeiro, o r/WallStreetBets foi tirado do ar após os moderadores não conseguirem gerir apropriadamente a avalanche de novos usuários que se juntaram ao subreddit desde o começo de janeiro. Ao retornar, os moderadores publicaram um comunicado apontando que as ferramentas de moderação do Reddit não estavam sendo o suficiente para lidar com o surto de novos usuários. Além disso, os moderadores alegaram que o banimento do servidor do Discord foi a primeira vítima desse “sucesso”, pois, ainda segundo moderadores, “quando você reúne 250 mil pessoas num mesmo lugar alguém vai falar alguma coisa que faça você parecer ruim.


A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos se posicionou alegando que está monitorando ativamente a atual volatilidade do mercado.
 

Tags
  • Redator: Daniel Trefilio Carvalho

    Daniel Trefilio Carvalho

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.