Playstation 3 pode ter sido desbloqueado definitivamente

Agora parece ser definitivo. A proteção do Playstation 3 foi quebrada definitivamente, podendo rodar qualquer jogo pirata sem nenhum tipo de problema.

Isso acontece porque o maior segredo da Sony, um tipo de "fórmula da Coca-Cola" guardada a sete chaves, foi descoberta. Trata-se da chave secreta, e única, que "autoriza" os jogos a rodarem no Playstation 3.

A chave é única e definitiva e nem a Sony pode alterar, sob pena de todos os jogos lançados até hoje não rodarem mais no console. Ou seja, não tem como bloquear jogos piratas ou qualquer outro software não-oficial, seja aplicativos, vídeos, qualquer coisa, até mesmo um novo sistema operacional.

Quem descobriu a chave foi um grupo hacker, bastante conhecido no meio, chamado fail0verflow. Mas eles não divulgaram a chave em si, mas sim a técnica de como descobrir ela, e que jÁ foi testada por outros hackers, todas com sucesso. Inclusive em uma dessas "descobertas", acharam as chaves do PSP, que agora também passa a ser totalmente desbloqueado.


Essa chave estritamente secreta é um tipo de assinatura que a Sony usa para validar todos os jogos originais. Uma vez que a chave vazou, qualquer cópia pirata pode ser rodada no aparelho bastando para isso ter a tal chave secreta, como se a cópia pirata fosse autorizada pela Sony. Nada no aparelho é alterado, bastando colocar a cópia no aparelho e rodar como se fosse um game original.

Toda a apresentação da palestra ministrada pelo grupo fail0verflow na Chaos Computer Club, uma associação Alemã que visa dar aos Hackers a segurança de poder mostrar seus projetos, estÁ disponível na internet em formato PDF. Quem quiser conferir, pode clicar aqui. Lembrando que o arquivo não ensina como achar a chave e nem a divulga, é apenas uma apresentação mais detalhada.

Assuntos
Tags
  • Redator: João Paulo Losada

    João Paulo Losada

    Gamer por natureza, JP Losada, ou simplesmente DJLosada como é conhecido por toda a comunidade gamer, é um grande conhecedor de games em geral. Eventualmente analisa lançamentos e comenta sobre os sucessos e decepções relacionadas aos games que chegam ao mercado através do portal Adrenaline. Jé escreveu para revistas de games, artigos para produtoras, além de ter citações em seu nome em caixas de jogos de PC lançados no Brasil. Possui parceria com algumas produtoras, principalmente de corrida

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.