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Patente da Nvidia revela controle que promete precisão de mouse usando uma esfera

Bolinha no lugar da alavanca analógica é a tentativa de unir o melhor de dois mundos

Exploradores da internet conseguiram desenterrar uma patente de 2019 da Nvidia que mostra um controle com uma bolinha no lugar da alavanca analógica da direita. Segundo a descrição no documento de registro da propriedade intelectual, trata-se de uma trackball, e esse seria o segredo para unir a precisão de um mouse com o controle de velocidade de um controle.

"O controle para jogos mostrado integra uma trackball sensível ao toque para aproveitar os benefícios de tanto o tipo de input de um mouse como o tipo de input de um joystick, num único input dedicado, oferecendo ao usuário a liberdade de jogar qualquer tipo de game sem se preocupar com a compatibilidade de seus controles para jogos."

"O controle para jogos mostrado integra uma trackball sensível ao toque para aproveitar os benefícios de tanto o tipo de input de um mouse como o tipo de input de um joystick, num único input dedicado, oferecendo ao usuário a liberdade de jogar qualquer tipo de game sem se preocupar com a compatibilidade de seus controles para jogos."

Olhando o texto da patente como um todo, parece um projeto bem ambicioso. Um controle "absoluto" que serve para qualquer game é meio que o "Santo Graal" dos controles, algo que até a Valve falhou em conseguir com sua tentativa do Steam Controller.

A patente da Nvidia deixa bem claro que a empresa se focou completamente em vender seu produto como uma solução única sem perder a precisão do mouse, mas não menciona outros aspectos igualmente importantes, como ergonomia e conforto de uso.

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"É um controle para jogos que implementa um input dedicado que é capaz da acurácia absoluta do mouse, mas também é capaz de medir o quanto longe do centro o input é feito, e pode também retornar ao centro quando é solto, como acontece num input de joystick."

"É um controle para jogos que implementa um input dedicado que é capaz da acurácia absoluta do mouse, mas também é capaz de medir o quanto longe do centro o input é feito, e pode também retornar ao centro quando é solto, como acontece num input de joystick."

É muito difícil de acreditar que um dia veremos uma solução única capaz de se tornar mais interessante que soluções específicas para determinados gêneros de jogos, mas não deixaria de ser interessante um controle um pouco mais abrangente. Principalmente para quem não tem condições de investir numa coleção de periféricos para jogar tipos diferentes de games.

A patente é de 2019 - ou seja, faz um tempo, mas nem tanto. Então no momento fica bem difícil especular se a Nvidia está trabalhando neste controle no momento ou se foi apenas mais um registro de ideia que fica pra sempre no baú.

Fonte: PC Gamer
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  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

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