
Intel começa a vender sua placa de vídeo dedicada, apenas opera em CPUs Intel
Venda está limitada a OEMs e voltado ao segmento de entradaA Intel começou a venda de seu chip gráfico dedicado para desktops, porém você não vai conseguir comprar um. Ao menos, não diretamente. Empresas como Asus e Colorful começaram a disponibilizar para Integradores OEM placas de vídeo baseadas na tecnologia Intel Xe, a Intel DG1.
O modelo utilizado é a Xe LP, próximo ao que temos nos modelos integrados em chips Tiger Lake. Então quem está de olho em uma placa para jogar, melhor ir com calma: o que temos aqui é um modelo voltado para um segmento de entrada.
Falando em especificações, ela possui 80 Unidades de Execução (o notebook que testamos recentemente possui 96, por exemplo) e um total de 640 shaders. Ela possui três saídas de vídeo com suporte a 4K, aceleração de codificação e decodificação de vídeo incluindo o AV1, suporte a Adaptive Sync e também a HDR. A placa também é capaz de acelerar ciclos de deep learning através de inferências em DP4a. Não foi especificado o tipo de memória que será usada, sendo que no momento existe um modelo para notebooks com memórias próprias, a Iris Xe Max que usa LPDDR4, mas não sabemos seo mesmo será feito na Xe Max.
Os dois designs apresentados são bastante modestos em alimentação e resfriamento. Nenhum deles usa conectores de energia, então no máximo operam consumindo os 75W disponíveis do slot PCIe. Em um dos modelos temos um sistema bastante básico de duas fans, mas a variante da Colorful consegue operar apenas através de resfriamento passivo, o que faz o Tom's Hardware dar o "palpite técnico" de que opera com uma dissipação de calor (TDP) inferior aos 30W.
No momento ela terá sua compatibilidade bastante limitada, com BIOS específicos dando suporte, como a Intel afirmou ao Legit Reviews:
A placa de vídeo Iris Xe será combinada com processadores da 9ª geração (Coffee Lake-S) e 10ª geração (Comet Lake-S) e placas-mãe chipset B460, H410, B365 e H310C, em sistemas pré-montados. Essas placas-mãe precisam de versões de BIOS que suportam Intel Iris Xe, então essa placa não será compatível com outros sistemas.
Apesar de ser um chip mais modesto que o integrado no notebook HP Spectre X360 que testamos recentemente, o é possível que essa placa apresente um nível semelhante de performance graças as margens maiores de resfriamento e alimentação de energia. Isso é suficiente para games mais leves, mas não é o objetivo desse produto, focado em pequenos negócios e computadores de uso cotidiano. A linha de placas de vídeo que podem atender o mercado gamer é a Xe HP (high-performance), e no momento não há uma previsão para sua chegada ao mercado.