Créditos: Reprodução / Videocardz

Placas de vídeo Intel Iris não funcionarão com CPUs AMD

Apesar de não serem exclusivamente embarcadas, as Intel Iris Xe DG1 estarão disponíveis apenas em sistemas pré-montados

A Intel anunciou no dia 26 de janeiro sua primeira linha de placas de vídeo dedicadas que irão integrar sistemas pré-montados de empresas parceiras, sendo essa a primeira linha de placas gráficas dedicadas da Intel em 22 anos desde que Intel i740 (Auburn) foi lançada em fevereiro de 1998.

Por se tratar de uma placa dedicada, porém apenas em sistemas pré-montados, a Intel Iris Xe para desktop irá precisar de uma UEFI BIOS especial para funcionar, mesmo que os chipsets sejam compatíveis.

A Intel Iris Xe-HPG utiliza a GPU DG1, baseada na arquitetura Xe-LP, uma GPU de entrada com apenas 80 Unidades de Execução (640 Shading Units), claramente passando longe da demanda do mercado gamer. A linha Iris Xe é voltada para sistemas mais simples de baixo consumo de energia e principalmente baixo custo, mirando em sistemas multimídia, sistemas domésticos de entretenimento além de desktops simples para uso estabelecimentos empresariais que não exijam sistemas de alto desempenho.

As placas Intel que tem a intenção de buscar uma fatia dos mercados gamer e de alto desempenho, por sua vez, serão baseadas nas GPUs DG2. Por mais que a entrada de um novo competidor no segmento seja muito bem vinda, não apenas pelo aumento das opções e concorrência, mas também pelos baixos estoques das novas linhas da NVIDIA e AMD, essa questão da escassez pode afetar também as placas da DG2 que sequer foram lançadas, pois a Intel já anunciou que utilizará empresas terceirizadas para a fabricação e montagem dessas placas, podendo enfrentar os mesmos problemas de desabastecimento de chips.

- Continua após a publicidade -

Como já mencionado, a linha Iris Xe vai precisar de uma BIOS específica, mas além disso, apesar de não ser uma placa embarcada, os chipsets compatíveis serão limitados a versões específicas dos Coffee Lake-S e Comet Lake-S, portanto, incompatíveis com sistemas AMD.

Segundo declaração de um porta voz da Intel ao Legit Reviews: 

“As placas de vídeo Iris Xe serão compatíveis exclusivamente com placas mãe Intel de 9ª geração (Coffee Lake-S) e 10ª geração (Comet Lake-S) e placas-mãe Intel® B460, H410, B365 e H310C, e vendidas apenas como parte de sistemas pré-montados. Essas placas-mãe necessitam de uma BIOS especial para suportar os gráficos Intel Iris Xe, de modo que as placas de vídeo serão incompatíveis com outros sistemas.”

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Daniel Trefilio

    Daniel Trefilio

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes. twitch.tv/DanielTPC

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.