Créditos: Notebookcheck

Intel fecha parceria com Asus e Colorful para placas de vídeo dedicadas

A Iris Xe, ou DG1, fará parte de computadores pré-construídos e não estará disponível para compra separada por enquanto
Por Iraci Falavina 26/01/2021 18:39 | atualizado 26/01/2021 18:39 Comentários Reportar erro

A Intel anunciou nesta terça-feira (26) que está entrando no mercado de placas de vídeo dedicadas, após firmar parcerias com a ASUS, Colorful e outros fabricantes. De acordo com a empresa, as primeiras placas serão destinadas a usuários comuns e pequenas empresas.

Além disso, a Intel comunicou que a princípio as GPUs serão utilizadas em sistemas pré-construídos, o que significa que não poderão ser compradas separadamente por enquanto. As novas placas de vídeo farão parte da linha Intel Iris Xe, com o codinome “DG1”.

A ASUS e a Colorful desenvolveram modelos da nova GPU da Intel, que podem ser visualizados nas imagens abaixo. O modelo da Colorful apresenta um cooler com duas ventoinhas e detalhes em azul. Já o da Asus traz um sistema de resfriamento passivo.


VideoCardz/Reprodução

Após o anúncio da placa de vídeo dedicada Intel Iris Xe Max — destinada a notebooks finos e leves — no fim de outubro de 2020, a Intel disse ter percebido a oportunidade de atender também o mercado de desktops com essa GPU.

- Continua após a publicidade -

A placa de vídeo da Intel conta com 4 GB de memória LPDDR4X e barramento de 128 bits. Por fim, a largura de banda é de apenas 68 GB/s; por isso, não é a mais indicada para jogadores de alta performance.

A DG1 para desktops é baseada na arquitetura SuperFin de 10 nm e possui 80 unidades de execução (640 unidades de sombreamento). A Intel não informou a velocidade de clock para a variante não Max, mas para fins de comparação, a Iris Xe Max tem clock de 1650 MHz.

Além de ser vendida como parte de computadores pré-construídos, as placas Iris Xe só funcionarão em sistemas específicos. Ela será atrelada a processadores Intel Core de 9ª geração (Coffee Lake-S) e 10ª geração (Comet Lake-S).

- Continua após a publicidade -

Além disso, farão parte dos requisitos as placas-mãe com chipsets Intel B460, H410, B365 e H310C. Essas placas-mãe requerem um BIOS especial que suporte Intel Iris Xe, portanto, as placas não serão compatíveis com outros sistemas.

Ainda não há previsão de preço ou data exata de disponibilidade da Iris Xe, mas a Intel aponta o período do primeiro trimestre de 2021.

Fonte: Intel, VideoCardz, Tom's Hardware
  • Redator: Iraci Falavina

    Iraci Falavina

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.