Créditos: Reprodução / Konami

Konami pretende reestruturar internamente divisões de produção

Apesar do anuncio, representante afirmou que a empresa não pretende sair, mas se ressituar no setor de videogames

A Konami é uma empresa de tradição que, ainda que hoje não pareça, vai muito além de Pro Evolution Soccer. Antes das saídas de Koji Igarashi em 2014 e Hideo Kojima em 2015, a empresa japonesa foi responsável por lançar algumas das franquias mais famosas do mundo dos games, como Metal Gear Solid, Silent Hill e Castlevania. Este último ajudou a definir todo um gênero de jogos de exploração e plataforma que, oficialmente, nunca saiu do gosto do público, mas está ganhando cada vez mais espaço entre os criadores e estúdios independentes, inclusive graças ao próprio Koji Igarashi que conseguiu através de um financiamento coletivo lançar Bloodstained, tido como sucessor espiritual de Castlevania: Symphony of the Night, um dos melhores títulos da franquia.

Apesar da empresa não poder ser numericamente considerada em declínio, a julgar pelos relatórios fiscais, ela se envolveu em diversas polêmicas envolvendo não apenas questões com estúdios subsidiários, como a Kojima Productions, mas também a forma como a empresa por diversas vezes teria tratado funcionários e ex-funcionários, tendo sido descrita em 2015 como “um lugar muito infeliz para se trabalhar”, e pouco tempo depois passou por uma reestruturação interna que culminou, entre outras coisas, na saída da Kojima Porductions do portfólio da Konami para se tornar um estúdio independente.

Mais de cinco anos depois e a empresa anunciou oficialmente que irá dissolver e reestruturar completamente suas divisões de produção a partir do dia 01 de fevereiro de 2021. A reestruturação não representa oficialmente a saída da Konami do setor de videogames. Segundo o comunicado de um representante oficial ao Kotaku “nós [na Konami] não desativamos nossa divisão de games”. Trata-se de um processo interno com a intenção de consolidar as divisões de produção para melhor se adaptar ao momento atual desse setor, como descrito no site oficial do anúncio da reestruturação. 

- Continua após a publicidade -

Além de ter liberado as trilhas sonoras da franquia Castlevania no Spotify a Konami também relançou alguns de seus títulos mais famosos das séries Metal Gear e Silent Hill, e a Konami Collector’s Series: Castlevania and Contra, todos disponíveis para compra e download no GOG. Por ser um processo, ao que parece, estritamente interno não há qualquer indicativo que a Konami volte a produzir ou refazer e remasterizar jogos dessas franquias, a exemplo de outros estúdios como Capcom (Resident Evil) e Activision (Crash Bandicoot e Tony Hawks), mas ao menos por enquanto os lançamentos anuais de Pro Evolution Soccer devem estar garantidos.
 

Via: Silicon Era
Tags
  • Redator: Daniel Trefilio Carvalho

    Daniel Trefilio Carvalho

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.