
Novos detalhes sobre a arquitetura dos AMD Ryzen 5000 para notebooks são liberados
Estes processadores são chamados de Cezanne e são baseados na arquitetura Zen 3Os novos notebooks equipados com os processadores AMD Ryzen 5000 Cezanne, que são baseados na arquitetura Zen 3, irão chegar em breve no mercado para substituir os AMD Ryzen 4000 Renoir. E novos detalhes sobre a arquitetura desta série foram divulgados.
De acordo com a AMD, os seus novos processadores Cezanne possuem um tamanho de 180mm², portanto ele é cerca de 15% maior que os processadores Renoir. Além disso, estas novas APUs possuem 10,78 bilhões de transistores, um aumento de 10% em relação a série anterior.
Créditos: VideoCardz
A AMD afirmou que os seus novos processadores AMD Ryzen 5000 Cezanne fornecerão um "aumento histórico de desempenho em um único thread". E que o processador topo de linha desta série, o AMD Ryzen 9 5900HX, será até 19% mais rápido que o seu concorrente, o Intel Core i9-10980HK.
Cabe destacar que estes novos processadores baseados na arquitetura Zen 3 da AMD terão um cache L3 de 16MB, ou seja, é o dobro do que o seu antecessor, que possuía 8MB. Ademais, este cache é compartilhado com todos os núcleos da CPU.
Créditos: VideoCardz
Já a placa de vídeo dos AMD Ryzen 5000 Cezanne será a GPU integrada Vega com a litografia de 7nm, e apesar de ser a mesma placa de vídeo dos AMD Ryzen 4000 Renoir, agora o clock será de 2.1 GHz.
Sobre as memórias, os novos processadores para notebook da AMD também irão suportar as memórias LPDDR4, que é o tipo de memória mais utilizado em notebooks com o design ultrafino.
Um outro ponto destacado pela AMD é o fato de os processadores Cezanne possuírem novos recursos de controle de energia, por conta disso, a vida útil da bateria aumentou em até 2 horas. Estas novas APUs baseadas na arquitetura Zen 3 são capazes de regular a voltagem por núcleo, o que reduz o consumo de energia de todo o processador.
Créditos: VideoCardz
Por fim, os notebooks equipados com os processadores AMD Ryzen 5000H e 5000U começarão a ser enviados para os consumidores em fevereiro, de acordo com o anúncio realizado pela AMD durante a CES 2021.