Créditos: Reprodução / NotebookCheck

Novos detalhes sobre a arquitetura dos AMD Ryzen 5000 para notebooks são liberados

Estes processadores são chamados de Cezanne e são baseados na arquitetura Zen 3

Os novos notebooks equipados com os processadores AMD Ryzen 5000 Cezanne, que são baseados na arquitetura Zen 3, irão chegar em breve no mercado para substituir os AMD Ryzen 4000 Renoir. E novos detalhes sobre a arquitetura desta série foram divulgados.

De acordo com a AMD, os seus novos processadores Cezanne possuem um tamanho de 180mm², portanto ele é cerca de 15% maior que os processadores Renoir. Além disso, estas novas APUs possuem 10,78 bilhões de transistores, um aumento de 10% em relação a série anterior.

AMD Ryzen 5000 Cezanne 3D Mark
Créditos: VideoCardz

A AMD afirmou que os seus novos processadores AMD Ryzen 5000 Cezanne fornecerão um "aumento histórico de desempenho em um único thread". E que o processador topo de linha desta série, o AMD Ryzen 9 5900HX, será até 19% mais rápido que o seu concorrente, o Intel Core i9-10980HK.

Cabe destacar que estes novos processadores baseados na arquitetura Zen 3 da AMD terão um cache L3 de 16MB, ou seja, é o dobro do que o seu antecessor, que possuía 8MB. Ademais, este cache é compartilhado com todos os núcleos da CPU.

AMD Ryzen 5000 Cezanne Cache L3
Créditos: VideoCardz

- Continua após a publicidade -

Já a placa de vídeo dos AMD Ryzen 5000 Cezanne será a GPU integrada Vega com a litografia de 7nm, e apesar de ser a mesma placa de vídeo dos AMD Ryzen 4000 Renoir, agora o clock será de 2.1 GHz.

Sobre as memórias, os novos processadores para notebook da AMD também irão suportar as memórias LPDDR4, que é o tipo de memória mais utilizado em notebooks com o design ultrafino.

Um outro ponto destacado pela AMD é o fato de os processadores Cezanne possuírem novos recursos de controle de energia, por conta disso, a vida útil da bateria aumentou em até 2 horas. Estas novas APUs baseadas na arquitetura Zen 3 são capazes de regular a voltagem por núcleo, o que reduz o consumo de energia de todo o processador.

AMD Ryzen 5000 Cezanne Uso de Bateria
Créditos: VideoCardz

Por fim, os notebooks equipados com os processadores AMD Ryzen 5000H e 5000U começarão a ser enviados para os consumidores em fevereiro, de acordo com o anúncio realizado pela AMD durante a CES 2021.

- Continua após a publicidade -

Fonte: VideoCardz
  • Redator: Amanda Favaro

    Amanda Favaro

    Apesar de gostar de jogar videogame desde sempre, a Amanda encontrou a sua verdadeira paixão em 2004, quando ganhou o seu tão almejado primeiro PC. De lá para cá se aprofundou cada vez mais sobre o assunto e hoje se considera uma entusiasta de hardware. Além disso, continua adorando jogar, a única diferença é que agora a sua plataforma principal é o PC.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.