Créditos: Divulgação/NVIDIA

GeForce RTX 3060 chega ao mercado no final de fevereiro, indicam sites

Nova placa de vídeo estará disponível (na teoria) para compra com preços a partir de US$ 329

No começo de janeiro, a NVIDIA apresentou ao mundo sua nova placa de vídeo para o mercado, com a revelação da GeForce RTX 3060, que promete trazer grandes saltos de desempenho em relação à geração passada. Por se tratar de uma placa voltada para o popular segmento intermediário, muitos já estão separando seus trocados para poder colocar a mãos nesse novo modelo, e a data para isso acontecer parece ter sido revelada.

De acordo com informações compartilhadas por fontes conhecidas do mercado e reportada por diversos sites especializados no setor de hardware, como Guru3D, Videocardz e WCCFTech, a NVIDIA planeja iniciar as vendas da RTX 3060 no final de fevereiro. Uma data exata para quando isso irá ocorrer não é informado, entretanto, de acordo com o site WCCFTech, é provável que o lançamento da placa no mercado ocorra no dia 28 de fevereiro.

Ainda segundo informado pelos sites citados anteriormente, a NVIDIA deverá começar a enviar os primeiros modelos para seus parceiros, imprensa e criadores de conteúdos no dia 19 de fevereiro. Já as primeiras análises da RTX 3060 devem ter seu embargo derrubado durante o final de fevereiro, provavelmente alguns dias antes de sua chegada no mercado.

Contando com chip GA106, desenvolvido pela Samsung em 8 nm, com 2584 CUDA Cores, 28 RT Cores e 112 Tensor Cores, a GeForce RTX 3060 promete trazer um salto de desempenho em relação a RTX 2060, principalmente em jogos que contam com as tecnologias DLSS e Ray Tracing. Algo que chamou a atenção de todos foi sua quantidade de memória, trazendo 12 GB de VRAM do tipo GDDR6, mais memória dedicada que até mesmo a RTX 3080, entretanto, a empresa explica que essa decisão foi tomada por contado barramento de memória utilizada em seu novo modelo.

- Continua após a publicidade -

Claro, com a atual situação do mercado de placas de vídeo, que vem sofrendo com a falta de estoque de diversos modelos por conta da alta demanda criada pela pandemia e também com a recente volta do mercado de criptomoedas, é difícil prever como será a disponibilidade da RTX 3060 nos principais lojistas. É provável que os poucos modelos disponíveis dessa placa cheguem acima do preço sugerido de US$ 329 pela NVIDIA, e essa situação deverá se manter durante o primeiro semestre desse ano.

Fonte: WCCFTech, Guru3D, Videocardz
  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.