Créditos: Excursion Gear / Youtube

Entusiasta monta laptop com Threadripper que parece ter saído de Cyberpunk

Com direito a um Ryzen TR 1950. projeto traz soluções bem engenhosas pra garantir sua viabilidade

Para muita gente jamais faria sentido em termos de viabilidade, especialmente, mas não limitado a, por questões térmicas, mas um custom builder, não apenas achou que seria um desafio interessante, como foi lá e fez. Como já relatado pelo site Hackaday, Jeff, do canal de Youtube Excursion Gear, não mediu esforços para criar seu laptop de fabricação própria com nada menos que um AMD Ryzen ThreadRipper 1950X de 16 núcleos e 32 threads.

Para montar o que foi descrito pelo canal Excursion Gear o “laptop mais poderoso do mundo,” Jeff utilizou a carcaça de um media center HP, que ele recortou um pouco para reduzir o tamanho, como chassi. As configurações desse pequeno monstro incluem uma placa-mãe AsRock X399M Taichi Micro-Atx, um kit de memória Corsair Vengeance de 32GB com frequência de 3600 MHz e uma placa de vídeo Zotac GTX 1050 Ti. Como tela o builder utilizou um monitor portátil 4k de 18,3 polegadas 

Pensando na questão térmica já apontada como um dos principais problemas, a solução para arrefecer isso tudo foi um dissipador passivo Dynatron A28 da EPYC, que é projetado e pensado para gabinetes rack de workstations de perfil mais baixo. Adicionando a isso dois blowers Delta BFB1012HH o Threadripper tem dissipação térmica suficiente para funcionar sem problemas num build de perfil tão reduzido.

- Continua após a publicidade -

Lembrando que a questão térmica é apenas um dos principais problemas de um setup desses, o real elefante na sala é como fazer tudo isso funcionar utilizando uma bateria. A solução de Jeff foi utilizar seis powerbanks Dell Campanion de 18.000mah, associados a uma fonte ATX SFF (small form fator) HDPIex 400W. Essa combinação toda foi capaz de entregar 390W, mais do que suficiente pra rodar um sistema baseado no ThreadRipper 1950X.

Talvez o setup de Jeff não faça exatamente jus ao título de “laptop mais poderoso do mundo” levando em conta que a Origin PC já faz laptops utilizando o Ryzen 9 5950X, mas isso de forma alguma diminui o quão impressionante é uma pessoa sozinha alcançar esse feito com peças majoritariamente de desktop e alguns improvisos bem engenhosos.
 

Fonte: Tom's HARDWARE
  • Redator: Daniel Trefilio Carvalho

    Daniel Trefilio Carvalho

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.