Créditos: TechnoSports

AMD Ryzen 5900HX aparece no topo do Passmark como CPU mais rápida para notebooks

Processador supera o campeão anterior Ryzen 9 4900HS com margem expressiva de pontos

O recém anunciado AMD Ryzen 9 5900HX voltado para notebooks de alta performance já começou a aparecer em alguns vazamentos de teste de benchmark. Apesar de não oficiais, esses rumores são boas notícias para a AMD, já que o processador aparece como novo campeão de pontos do Passmark, superando o Ryzen 9 4900HS com uma margem considerável.

Podemos ver pelo ranking que a AMD tem uma liderança expressiva no Passmark, mas a maioria dos processadores listados não conta com uma diferença tão grande de pontos. Mas, indo do Ryzen 9 4900HS para o Ryzen 9 5900HX temos um salto de mais de 4.000 pontos, com o novo processador fazendo 24.039 para se tornar o novo campeão do benchmark.

Essa diferença toda se deve à nova geração da arquitetura, já que o Ryzen 9 5900HX é baseado em Zen 3. Não só isso, mas a AMD prometeu para seus novos processadores ganhos de até 19% as IPC (instruções por clock), o que sempre resulta num impacto final bem representativo da performance.

Em comparação, o primeiro processador da Intel para o mesmo segmento a aparecer no ranking é o Core i9-10980HK, da sua nova geração Tiger Lake. Também é um processador destravado, mas alcançou apenas 16.594 pontos no Passmark, consideravelmente abaixo de seus concorrentes.

- Continua após a publicidade -

A comparação é ainda mais complicada para a Intel atentando-se ao fato de que o seu processador tem o mesmo número de núcleos, threads e TDP do Ryzen 9 5900HX. Os dois modelos contam com 8 núcleos, 16 threads e TDP de 45W.

Ainda não temos uma previsão para a chegada do AMD Ryzen 9 5900HX, nem um preço sugerido. Mas neste momento do mercado está bem difícil ser otimista de que os notebooks usando este processador serão fáceis de encontrar ou terão um preço acessível. Com a escassez de componentes das grandes fabricantes ainda persistente, o mais provável é que a situação afete também novos lançamentos.

A nova geração de processadores Ryzen para notebooks foi apresentada durante o evento da AMD na CES 2021, no dia 12 de janeiro.

Via: Tom's Hardware Fonte: VideoCardz
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.